Colin Petersen, primeiro baterista do Bee Gees, morre aos 78 anos
Colaboração para Splash, em São Paulo
18/11/2024 21h10
Baterista da formação original do Bee Gees, Colin Petersen morreu aos 78 anos.
O que aconteceu
A notícia da morte de Colin Petersen foi confirmada pela página do grupo Best of Bee Gees no Facebook nesta segunda-feira (18). "É com profundo pesar que anunciamos a morte do nosso querido amigo Colin 'Smiley' Petersen", disse a mensagem nas redes sociais.
Relacionadas
A causa da morte e a data exata não foram divulgadas. "Ele enriqueceu nossas vidas e uniu nosso grupo com amor, cuidado e respeito. Não temos certeza de como conseguimos seguir em frente sem o seu brilhante sorriso e sua profunda amizade. Te amamos, Col. Descanse em paz", encerrou o texto.
Com a morte de Petersen, Barry Gibb, 78, passa a ser o único integrante original do grupo que ainda está vivo. Dennis Bryon, que foi baterista do Bee Gees de 1974 a 1980, morreu na última quinta-feira (14).
Colin Petersen deixa a esposa, Joanne, e dois filhos, Ben e Jaime.
Trajetória com o grupo
Colin, conhecido como Smiley, esteve no Bee Gees entre os anos de 1966 a 1969. Ele estudou na mesma escola que os irmãos Barry, Robin e Maurice Gibb, que fundaram o grupo. No entanto, eles só voltaram a se reconectar quando Smiley se mudou da Austrália para a Inglaterra e recebeu a proposta para ser o quarto 'Bee Gee'.
O músico foi o primeiro baterista da banda e participou da gravação de hits como "Words" e "To Love Somebody". Ele também esteve por trás de "I Started a Joke", que foi sucesso nas paradas no Brasil.
Seu talento e criatividade na bateria ajudaram o grupo a estabelecer sua carreira internacional. "Eu não era o baterista mais talentoso tecnicamente. Mas eu acho que, às vezes, menos é mais. Quando você é limitado, você tem que ser criativo", disse Petersen em entrevista ao podcast The Strange Brew, em 2022.
Uma briga entre os integrantes resultou na saída de Colin do Bee Gees. Robin Gibb quis sair do grupo por sentir que era desfavorecido entre os outros membros. Então, ele e Vince Melouney resolveram seguir outros caminhos. Colin permaneceu tocando com Barry e Maurice, mas acabou sendo dispensado e substituído por Geoff Bridgeford.
Volta aos palcos com tributo
Nos últimos anos, o baterista se juntou ao grupo Best of Bee Gees, que faz justamente um tributo à banda original. Em 2022, ele assumiu que estava "um pouquinho relutante" sobre isso, mas mudou de ideia após ver um show.
Eu pensei: caramba, essa banda é realmente boa, as vozes estão tão próximas, foi tão bem apresentado, e eles todos pareciam tão confortáveis e bem no palco, o que foi realmente muito importante. Colin em entrevista ao The Fassifern Guardian.