Romance é chave de sucesso nos animes 'Dan Da Dan', 'Blue Box' e 'Ranma ½'
Na temporada atual, os animes "Dan Da Dan", "Blue Box" e "Ranma ½" têm se destacado pelos seus romances, essenciais para o desenvolvimento de suas tramas. Embora alguns fãs estejam reclamando, esses casais em séries populares veio para ficar.
"Dan Da Dan" é surto, mas também amor
"Dan Da Dan" é um exemplo claro desse novo foco no qual a série se tornou rapidamente a queridinha dos fãs. É uma adaptação de um mangá de sucesso publicado na revista digital Shonen Jump+ e distribuído pela Crunchyroll e Netflix.
A trama começa quando Momo Ayase, uma adolescente comum do Japão, conhece seu colega de classe estranho chamado Okarun. Os dois enfrentam situações vindas dos céus ou do plano espiritual. Sempre com ótimo humor, gritaria, explosões e um monte de reviravoltas que podem até não fazer muito sentido, mas causam um impacto especial em quem assiste.
Os fãs ficaram surpresos com o desenrolar romântico dos personagens no decorrer dos episódios. Por não acompanharem o mangá, houve uma suposição de que a série seria apenas lutas, alienígenas e fantasmas. Contudo, há um tempo considerável dedicado ao romance. O perfil oficial da Netflix, inclusive, publicou recentemente um no qual traz uma cena que viralizou pela "fofura" de Okarun e Momo.
A cena de Okarun e Momo sentados no banco da escola refletindo sobre os sentimentos ganhou as redes sociais. Os fãs começaram a "shippar" o casal e a promover vídeos em que os dois contracenam ao som de músicas românticas do momento.
Romance e luta, romance e esporte
"Ranma ½", clássico criado por Rumiko Takahashi, também aposta no romance como elemento central. Autora está acostumada a criar comédias ("Urusei Yatsura") e séries de ação ("InuYasha"). Em "InuYasha", por exemplo, que é uma produção mais séria, existe todo um dramalhão envolvendo os sentimentos da estudante colegial Agome (Kagome, no original) pelo meio-demônio InuYasha, ainda que ele seja sempre afetado por seus sentimentos pela finada sacerdotisa Kikyo.
Embora Ranma enfrente desafios cômicos relacionados à sua transformação quando entra em contato com água fria, o que realmente move a trama é o relacionamento entre ele e a determinada Akane Tendo, sua prometida. O pai do protagonista providenciou um casamento arranjado com a filha de um antigo colega. Akane é uma garota forte e sem paciência para rapazes. Após cair em um lago amaldiçoado, Ranma se transforma em uma mulher em contato com água fria e retorna ao normal com água quente.
Em "Blue Box", a história de Taiki Inomata e Chinatsu Kano é centrada não apenas no esporte, mas nas inseguranças e desejos românticos dos personagens. Eles devem lidar com sentimentos enquanto competem em seus respectivos esportes —Inomata faz parte do time de badminton, enquanto Chinatsu Kano é uma veterana do time de basquete.
Quando Inomata toma consciência para dizer o que sente por Chinatsu Kano, ele descobre que a adolescente precisará se mudar devido ao trabalho do pai. No fim, fica decidido que Chinatsu morará com a família de Taiki, o que complica o desejo de se declarar.
A trama revela como os relacionamentos amorosos, mesmo em um anime de esporte, podem ser o elemento principal. Transforma o que seria uma simples história de badminton, em uma narrativa sobre descobertas e paixão lenta e juvenil de Taiki e Chinatsu.
Newsletter
SPLASH TV
Nossos colunistas comentam tudo o que acontece na TV. Aberta e fechada, no ar e nos bastidores. Sem moderação e com muita descontração.
Quero receberO amor faz sucesso
O sucesso desses animes reflete uma tendência crescente na indústria, no qual os relacionamentos amorosos estão se tornando tão importantes quanto as batalhas épicas e os momentos de ação. "Os Cavaleiros do Zodíaco", "Dragon Ball", "One Piece" e "Demon Slayer" parecem séries guiadas apenas pelo desejo de seus protagonistas de serem mais fortes.
Nos últimos anos, porém, há uma predileção por histórias que também tratam de sentimentos. Obras como "Spy x Family" ou "Dan Da Dan" conseguem mostrar que há espaço não só para temas românticos, mas também uma abordagem mais profunda sobre os desejos dos protagonistas.
Onde assistir?
Para quem não liga para histórias de romance, os três títulos são lançados semanalmente na Netflix, com dublagem e legenda —no caso de "Blue Box", só legenda. Também é possível assistir "Dan Da Dan", no Crunchyroll. Ou ler os mangás disponíveis no Brasil pelas editoras Panini ("Dan Da Dan") e JBC ("Blue Box"). "Ranma ½" teve uma publicação antiga pela JBC e pode ser encontrada em alguns lugares com títulos mais velhos.
Deixe seu comentário