Filha de famosos, atriz de 'Alma Gêmea' enfrentou duas tragédias familiares
Clara Ribeiro
Colaboração para Splash, em São Paulo
21/11/2024 12h00
Por onde anda Carla Daniel, a Zulmira de "Alma Gêmea" (Globo)? A atriz tem hoje 56 anos e não faz novelas desde uma participação em "Verdades Secretas", de 2015.
- Quer ficar por dentro de tudo o que rola no mundo das novelas? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp.
Sumiço da TV
Com 40 anos de carreira na televisão, Carla Daniel compôs o elenco de inúmeras novelas na Globo. Em 1990, ganhou notoriedade ao interpretar Cissa em "Barriga de Aluguel".
Anos depois se tornou figurinha carimbada em folhetins de Walcyr Carrasco. Esteve em três novelas seguidas do autor: "O Cravo e a Rosa" (2000/2001), "Chocolate com Pimenta" (2003) e "Alma Gêmea" (2004).. Nesta última fez somente uma participação.
O último papel fixo de Carla Daniel em novelas foi em "Aquele Beijo" (2011). Depois disso, a atriz se dedicou a personagens em filmes. Pode ser vista em "É Fada" (2016), "Duas de Mim" (2017), "Sai de Baixo - O Filme" (2019) e "Amarração do Amor" (2021).
Pais famosos e crime cometido pela mãe
Carla Daniel é filha do diretor Daniel Filho, 87, e da atriz e cantora Dorinha Duval, 95. Os últimos trabalhos de Daniel foram em 2020, nos filmes "Boca de Ouro" e "Tudo Bem no Natal que Vem" como ator, e "O Silêncio da Chuva", como diretor. Já Dorinha largou os palcos e a TV em 1980 após uma tragédia.
Dorinha, mãe de Carla Daniel, foi presa em 1980 por assassinar o segundo marido, Paulo Sérgio Garcia de Alcântara. A veterana confessou ter dado três tiros nele em legítima defesa. Segundo ela, o marido a maltratava por querer mulheres mais jovens. Além disso, ele era viciado em jogo e a situação se tornou insustentável. A atriz Carla Daniel tinha 15 anos na época.
Dorinha Duval enfrentou dois julgamentos. No primeiro, em 1983, foi condenada a um ano e meio de prisão, mas a sentença acabou sendo anulada por inconsistências no júri. No segundo, em 1989, foram determinados seis anos de cadeia em regime semiaberto. Após nove meses, ela conseguiu a progressão de pena para o regime aberto.
O Paulo me deu vários tapas e pontapés, eu ameacei me matar, e ele disse que seria uma ótima ideia e que a arma estava na gaveta. Após ser atingida por um tapa na região da cabeça, fugi dele, peguei a arma e disparei. Dorinha Duval no livro autobiográfico "Em Busca da Luz - Memórias de Dorinha Duval"
Companheiro encontrado morto
Em 2021, Carla Daniel viveu outra tragédia na família, desta vez envolvendo o namorado. O músico Sérgio Stamile foi encontrado morto no Parque Garota de Ipanema, no Arpoador, no Rio de Janeiro. Ele tinha 41 anos.
A atriz e o Stamile estavam juntos havia pouco mais de um ano quando o crime aconteceu. Carla Daniel usou as redes sociais para lamentar a perda e enviar uma mensagem ao namorado.
Meu grande amor me deixou hoje. Estou com o coração partido. Queria mais tempo juntos, mas agradeço todos os momentos que tivemos. O bem que você me fez, sua generosidade, sabedoria. Encontro de almas, literalmente. Te amo para sempre. Meu grande amor e todo seu enorme coração, que você me permitiu senti-lo totalmente, ficará sempre na minha alma. Carla Daniel, em 2021
Sérgio frequentava o parque do Arpoador diariamente para meditar, por isso tinha o apelido de Pirata do Arpoador. Quando foi achado, apresentava lesões como se tivesse caído ou sido jogado de uma pedra com altura aproximada de três metros.
Os dois acusados pela morte do músico foram presos —um em dezembro de 2021 e o outro em julho de 2022. O segundo criminoso a ser pego pela polícia relatou que o comparsa teria conseguido aplicar um golpe conhecido como "mata leão" na vítima, que desfaleceu e acabou indo a óbito.