Fernandinha e Fernandona: qual a origem dos nomes de Torres e Montenegro?

As duas Fernandas (Torres e Montenegro) são o tema do momento com o sucesso do filme "Ainda Estou Aqui" e a busca por um Oscar para a protagonista —a filha, no caso.

O fato de mãe e filha terem o mesmo nome pode até confundir algumas pessoas —e não precisaria ser assim, pois Fernanda não é o nome de batismo de Montenegro, só o de Torres.

O nome real

Arlette Pinheiro Esteves da Silva é o nome no registro de Fernanda Montenegro. Aos 15 anos, ela foi contratada pela primeira vez para trabalhar na rádio MEC como redatora, locutora e radioatriz. Desde lá, já usava o nome artístico Fernanda Montenegro. "Tinha uma curtição, um humor dentro do sobrenome, parecia uma coisa a la século 19. Eu redigia como Fernanda Montenegro e era locutora como Arlette Pinheiro. E a Fernanda Montenegro pegou", disse ao Memória Globo.

Nome foi inspirado na literatura. Em entrevista à série documental "Damas da TV", em 2014, a atriz contou sua inspiração para a criação do nome artístico. "Tirei do século 19, de livros como o 'Conde do Montecristo' e das Fernandas dos romances franceses. O nome que eu usava no rádio era Arlete Pinheiro. Ficou essa esquizofrênica que vocês estão vendo", disse ela ao site oficial da atração.

Nem todos os parentes a chamam pelo nome de batismo. "Poucos me chamam ainda assim. Uma prima, um primo. Meus pais me chamavam também, minha irmã. Mas é para uso interno. Eu acho bom. Dentro de uma toca. E tem essa outra entidade aí, que, de vez em quando, se exibe muito", afirmou.

Com dois nomes, ela se vê com dupla personalidade também. "Acho que sou duas pessoas. Está de acordo com a minha profissão. O velho Shakespeare já tinha razão, somos todos atores. Sei que sou também a dona Arlete. Essa é bem resguardada."

Marido e filha

Fernando Torres, marido de Montenegro, só soube o nome real dela meses após o relacionamento se firmar. Eles estiveram juntos por 55 anos, até a morte do ator, em 2008.

A atriz conta que, quando tiveram uma filha, ele fez questão de ter uma Fernanda de verdade. "Fernando disse que queria ter uma Fernanda verdadeira na família. E Nanda se queixa até hoje do pai, que lacrou o nome falso da mãe para ter uma Fernanda real", disse em entrevista ao jornal Extra.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.