Trilha de nossas vidas? Filme faz revelações sobre astros do 'yacht rock'

Um gênero que deixou de ser popular é tema do mais novo documentário da HBO, dentro da série de filmes Music Box. A novidade é o "Yacht Rock: A Documentary", com direção de Garret Price, que irá estrear nos Estados Unidos pelo canal em 29 de novembro —ainda não foi anunciada a data de lançamento no Brasil.

As batidas mais suaves e descontraídas do "soft rock" marcaram esse estilo icônico na década de 1970. "Esses artistas forneceram a trilha sonora de nossas vidas e, de repente, tudo isso mudou", diz um trecho do trailer oficial. O estilo musical foi amplamente esquecido, especialmente após os holofotes da era MTV.

Entre os personagens que aparecem no longa estão Michael McDonald, Steely Dan, Kenny Loggins, Toto e Christopher Cross. Entrevistas e raras filmagens fazem parte da produção que revela tanto bastidores impensáveis quanto a influência do som em artistas contemporâneos.

Rocha de iate?

Esse é o trocadilho pelo qual o gênero ficou conhecido, com suas melodias chicletes de sucesso de público, porém mal recebidas pela crítica. Por isso, o estilo foi tratado como música feita para curtir a bordo de festas de iates, Yacht Rock.

Revelações

Entre as declarações surpreendentes tratadas no documentário, está a de Christopher Cross. Conforme a revista People, 'seu enorme álbum de estreia talvez nunca tivesse existido se não fosse por seu talento para vender drogas —e se entregar a elas também!'. A declaração abala a imagem até então construída entre fãs de roqueiro mocinho. "Eu tinha um negócio de maconha muito bem-sucedido", disse Cross.

Mesmo assim, a sorte acompanhou o músico. Ainda segundo a revista People, ele afirma no longa que enviou sua primeira gravação para a pessoa errada na Warner Bros. Essa pessoa, no entanto, foi a responsável por avisar aos grandes do estúdio sobre a qualidade do trabalho dele.

Siga o Splash no

Deixe seu comentário

Só para assinantes