Homenageando Senna, brasileiro disputa Mister Mundo em busca de 2º título
Eduardo Menezes, 19, é o representante brasileiro no Mister Mundo, um dos mais tradicionais concursos de beleza masculino - e irmão do Miss Mundo, maior concurso de beleza internacional, ambos geridos pela mesma organização sediada em Londres. A final da competição é neste sábado (23) e o Brasil busca sua 2ª vitória em 21 anos. Eduardo homenageou Ayrton Senna em uma das etapas do certame.
O que aconteceu
Sediada em Phan Thi, no Vietnã, esta é apenas a 11ª edição em 28 anos de atividade e a primeira realizada após a pandemia. A final será amanhã, a partir das 19 horas (horário local) e 9 horas (horário de Brasília), com transmissão gratuita no YouTube ao vivo. Na última disputa, em 2019, o Brasil foi Top 5 com o modelo Carlos Franco.
Relacionadas
Ayrton Senna, que ganha série na Netflix na próxima sexta (29), foi escolhido para ser homenageado no Traje Nacional: "Buscamos sempre levar um pedaço da nossa história para o mundo. Estamos passando pelo aniversário de 30 anos da morte do Ayrton Senna. Apesar de Eduardo não ter vivido a experiência de acompanhar a carreira do Ayrton Senna e nem a tristeza que o país atravessou com a sua morte, seu pai era um grande fã", explica Marina Fontes, diretora do CNB (Concurso Nacional de Beleza), responsável pelo Mister Brasil.
Como nasci em 2005, infelizmente não tive a honra de assistir ao Ayrton Senna [nas pistas]. Mas, como ele é o ídolo do meu pai, cresci ouvindo muito sobre quem ele foi. Há algum tempo, decidi conhecer mais sobre sua história. O Ayrton sempre foi uma pessoa muito corajosa, um valor que considero essencial. Por isso, ele se tornou uma grande inspiração para mim. Homenageá-lo é uma enorme honra para mim. Eduardo Menezes, Mister Brasil Mundo 2024
Além da etapa do Traje Nacional, Eduardo participou de outros desafios que vão somar notas para sua classificação e continuidade rumo ao título. Dentre elas, o Desafio Frente a Frente, Prova de Talentos, Beleza com Propósito - focado em projetos sociais -, no qual foi Top 30.
Na Prova de Esportes, o jovem que joga voleibol ficou em terceiro lugar, atrás apenas do Mister Itália (Bruno Barbieri) e Mister Porto Rico (Danny Mejía). "Esse concurso tem um formato e confinamento semelhantes ao Miss Mundo no quesito provas e também no tempo de confinamento. Não existe uma explicação formal da organização do Miss Mundo em relação à frequência do Mister Mundo. No entanto, tivemos a informação de que o concurso deve passar a acontecer anualmente após essa edição", afirma Marina Fontes.
Eduardo, vencedor da franquia teen do CNB, foi para a Ásia substituindo Vilmar Bertolino, goiano que abriu mão da competição. Vilmar levaria como bandeira a ELA (esclerose lateral amiotrófica) como projeto social. Ele é voluntário da Associação Pró-Cura da ELA (@procuraela). No último mês ele foi eleito vereador em São Luís de Montes Belos (GO).
"Eduardo teve pouco tempo de preparação, mas o [seu] projeto incluiu participações em diferentes ações sociais, como doação de alimentos em comunidades, distribuição de refeições para pessoas em situação de rua e doação de bolsas de estudo integrais em escola particular para alunos de escola pública", descreve Marina Fontes.
A ida ao concurso internacional foi a primeira viagem do paranaense ao continente asiático: "Por ser um dos mais jovens no concurso, busco sempre aprender o máximo possível com os mais experientes. Muitos deles têm uma grande vivência nos palcos, e tento absorver tudo o que posso dessa experiência. Os dias no Vietnã têm sido inesquecíveis. É a minha primeira vez na Ásia, e ter contato com uma cultura tão diferente da nossa tem sido uma experiência fascinante", conta Menezes.
Além da boa colocação com o Top 5 em 2019, o Brasil acumula os seguintes resultados em busca do segundo título: 2º lugar, em 2007, com Lucas Gil; Top 15, em 2010, com Jonas Sulzbach; e Top 10, em 2016, com Lucas Montandon. "Sempre esperamos o melhor resultado possível, mas nosso objetivo é uma participação que o Brasil possa se orgulhar. Vamos torcer", pede Marina. Se vencer, será o segundo título de Eduardo, que ganhou o Mister Brasil Teen CNB 2024 em abril.
Sou imensamente grato aos concursos de beleza, pois eles realmente mudaram a minha vida. Antes de participar deles, eu era uma pessoa muito tímida, hoje, sou muito mais confiante em mim mesmo. Embora chamemos esses eventos de 'concursos de beleza', eles vão muito além disso. Ser mister significa ser uma referência para a sociedade. (...) Amanhã, no palco, será o momento de aproveitar tudo o que eu, junto com o meu time, construí. Quero me divertir e trazer uma boa colocação para o meu país. Eduardo Menezes, Mister Brasil Mundo 2024