Yas detona Ana Paula Minerato: 'Racista e cérebro do tamanho de ervilha'
A apresentadora Yas Fiorelo rebateu a fala da modelo e influenciadora Ana Paula Minerato, acusada de proferir declarações racistas em áudio vazado, durante participação no Splash Show, do Canal UOL, nesta segunda-feira (25). Para Yas, Minerato foi "racista", "mau-caráter" e com "cérebro de ervilha".
Se vocês escutarem o áudio, é uma coisa medonha. E o pior ainda é que é por causa de macho. Ela está mandando esse áudio porque o cara preferiu ficar com essa mulher e não com ela. Ela não é nem capaz, o cérebro dela deve ser do tamanho de uma ervilha, isso sendo até generosa.
Yas Fiorelo
Um áudio atribuído a Ana Paula Minerato foi divulgado, nesta segunda, em páginas de fofoca nas redes sociais. Na gravação, supostamente enviada a um ex-namorado, a influencer critica o cabelo da atual namorada do rapaz. A cantora Ananda, do grupo Melanina Carioca, que teria sido alvo das ofensas, rebateu as falas nas redes sociais. A ex-musa da Gaviões da Fiel ainda não se manifestou sobre as acusações. (Entenda a história abaixo)
A menina é linda, e mesmo que ela fosse feia, ela é linda, linda, linda... E ela [Ana Paula] não aceita ser trocada por uma mulher preta de (entre muitas aspas, obviamente) 'cabelo duro'. Ela acha que bonita é ela. A bunda mais linda do pagode esperto. Se espremer, saem litros e litros de ácido hialurônico, a gente sabe. Tudo bem, cada um faz o que quer com o próprio corpo. Mas isso não dá a ela o direito de, só porque se sentiu preterida, dizer essas frases. É um absurdo.
O Carnaval é feito por pessoas da comunidade, por pessoas pretas, por pessoas que trabalham o ano inteiro e não têm espaço no mercado de trabalho tradicional, que trabalham o ano inteiro. São essas pessoas que fazem o Carnaval. As pessoas que estão empurrando o carro alegórico para uma rainha branca... Para a loira ficar sambando em cima. São essas pessoas que estão lá embaixo que fazem o Carnaval. Não é a Rainha Branca que faz o Carnaval. São essas pessoas pretas.
Então, Ana Paula Minerato, primeiro, certamente, não representa as pessoas que estão ali. Segundo, além de uma ignorante, de mau-caráter, de uma racista, não sabe no que ela está envolvida. Quando é para aparecer às custas do trabalho de pessoas pretas --e de uma coisa que a comunidade preta criou, mesmo não tendo reconhecimento--, ela sabe.
Yas Fiorelo
Briga com ex-namorado
No áudio vazado, Ana Paula teria enviado a seguinte mensagem a um ex-namorado. "Você gosta de mina de cabelo duro, de neguinha? Ali é neguinha, alguém ali, um pai ou a mãe veio da África, tá na cara".
A cantora Ananda, do grupo Melanina Carioca, apontada como alvo das ofensas, compartilhou o áudio em questão e disse. "Agora tu vai ver o que tu arrumou. Tu sabe que aí tu meteu um tópico muito delicado, agora o buraco vai ser mais embaixo. Tu vai ter que aguentar. Não foi mulher pra falar? Agora eu tô sabendo, geral sabe também."
O UOL tenta contato com Ana Paula e Ananda, caso desejem se manifestar sobre o caso. Assim que houver retorno, a nota será atualizada.
Modelo foi desligada de escola de samba
Após a repercussão, a Gaviões da Fiel decidiu desligar Ana Paula Minerato e disse que a decisão foi tomada após "a divulgação de condutas incompatíveis com os valores" da agremiação.
[A escola reforça que] o combate ao racismo é uma luta permanente da Gaviões da Fiel, que se posiciona de forma intransigente contra qualquer atitude discriminatória. Trecho da nota enviada pela escola de samba
A Band FM também decidiu demitir Ana Paula. Ela apresentava um programa diário, o Estação Band FM. "A Band repudia veementemente qualquer forma de racismo, discriminação ou preconceito. As declarações de Ana Paula Minerato, mesmo sendo de cunho pessoal, não estão alinhadas com os valores e diretrizes da emissora. Por esse motivo, a colaboradora foi desligada da empresa", diz nota enviada a Splash.
Newsletter
SPLASH TV
Nossos colunistas comentam tudo o que acontece na TV. Aberta e fechada, no ar e nos bastidores. Sem moderação e com muita descontração.
Quero receberLIVES
- Chico Barney, Kerline, Leão Lobo e mais colunistas estão na cobertura especial de famosos e realities no YouTube e nas redes sociais. De segunda a sexta, são três programas ao vivo no YouTube, além de muito conteúdo no Instagram e Tik Tok.
Confira os horários da programação:
10h - Central Splash com Chico Barney e Bárbara Saryne
13h - Splash Show com Yas Fiorelo e Leão Lobo
18h - Central Splash com Dieguinho Schueng e Kerline Cardoso
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.