Fan meetings e shows de astros sul-coreanos já lotam o calendário de 2025
Camila Monteiro
Colaboração para Splash de Pelotas (RS)
25/11/2024 17h10
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Já é mundialmente conhecido por artistas ao redor do globo que o sucesso só existe mesmo quando uma chuva de 'Come to Brasil' invade as redes sociais deles. Os brasileiros se mostram presentes e imploram para que seus idols tragam shows para o país.
E parece que tanto clamor funcionou, pois faltando pouco mais de um mês para entrarmos em 2025, já temos uma agenda repleta de eventos de artistas asiáticos. Logo no início de janeiro, dia 13, o ator Jung Haein faz seu primeiro fanmeeting no Vibra São Paulo, que receberá também em março os atores Lee Junho, nos dias 1 e 2, e Hwang Inyoup, no dia 23.
A casa de shows parece ser o point dos artistas asiáticos, pois Lee Taemin, um dos maiores solistas da indústria, se apresenta por lá no dia 1 de fevereiro com a turnê 'Ephemeral Gaze'. Será a primeira vez de Taemin como solista no país. Quem também já veio para cá —várias vezes: 2017, 2018 e 2019— e retornará é o KARD, no dia 17 de janeiro, ainda sem local definido.
O sucesso dos fanmeetings de atores de BL, as séries gays tailandesas, também chama atenção, e temos dois fanmeetings já confirmados: o elenco de 4 minutes faz show dia 2 de fevereiro no Terra SP, assim como o casal YinWar, que se apresenta lá dia 18 de maio.
O grande evento, no entanto, são os dois shows em estádios do maior grupo em atividade do momento no K-pop: Stray Kids. Eles apresentarão a turnê 'dominATE' no Engenhão, no Rio de Janeiro, dia 1 de abril, e no MorumBIS, em São Paulo, dia 5 de abril.
Brasil: o melhor público
É interessante perceber que, quando questionados, os artistas asiáticos que já passaram pelo Brasil ou que possuem data marcada para vir falam sempre sobre a mesma coisa: o barulho que o público faz. Os latinos são famosos por cantarem todas as letras, mais alto que os próprios artistas, e isso virou uma marca registrada. Chama mais atenção, pois a grande maioria dos grupos faz turnês gigantescas pelo Japão e Coreia, dois países com culturas de show completamente distintas da nossa, com fãs mais quietas e contidas.
Por que sempre São Paulo?
Toda vez que um novo show é confirmado no Brasil, ele acontece em São Paulo, e muitas pessoas reclamam da pouca oferta em outros estados e da concentração de eventos num só local. O problema? Trazer um show para o Brasil é caro, e São Paulo, além de ter mais público por ser uma das maiores cidades do mundo, também facilita pela questão logística, com mais opções de voos e aeroportos. Diversos shows de K-pop fora de São Paulo acabaram com ingressos encalhados e shows bem vazios, dificultando o investimento de novos produtores.