Melanina Carioca cita Minerato e repudia falas racistas: 'Inaceitáveis'
Colaboração para Splash, em São Paulo
25/11/2024 13h58
O grupo Melanina Carioca, do qual a cantora Ananda faz parte, se manifestou após o vazamento de falas racistas atribuídas a Ana Paula Minerato.
O que aconteceu
O grupo citou o nome de Minerato ao condenar o caso. "Viemos a público manifestar nosso mais profundo repúdio a um ato de racismo sofrido por nossa integrante Ananda, que foi alvo de falas absolutamente inaceitáveis proferidas pela ex-panicat Ana Paula Minerato", iniciou a nota.
Relacionadas
O comunicado defendeu Ananda e lamentou as palavras "de ódio e intolerância" usadas. "Um episódio de discriminação que é, infelizmente, apenas um reflexo de uma realidade cruel enfrentada por muitas pessoas negras todos os dias", pontuou o texto.
Deixamos claro que o Melanina Carioca e todos os seus integrantes são contra qualquer ato de racismo e repudiam com veemência atitudes como as que foram divulgadas. O racismo não tem espaço em nossa música, em nosso movimento ou em nossa sociedade. Melanina Carioca
O grupo informou que Ananda tem sido acolhida pelos colegas de trabalho. "Ela está recebendo o apoio e o carinho de todos nós, e, principalmente, da comunidade negra que luta por respeito e igualdade", disse a nota, que ainda concluiu: "O racismo não nos calará".
As falas
O áudio atribuído a Ana Paula Minerato faz uma série de falas preconceituosas que teriam sido direcionadas para Ananda. A gravação foi divulgada por páginas de fofoca nesta segunda-feira (25). "Você gosta de mina cabelo duro, de neguinha? Ali é neguinha, alguém ali, um pai ou a mãe veio da África, tá na cara", teria dito a ex-musa da Gaviões a um ex-namorado.
Com a repercussão do caso, a Gaviões da Fiel decidiu desligar Ana Paula. A decisão foi tomada após "a divulgação de condutas incompatíveis com os valores" da escola, segundo a Gaviões. A escola reforça que "o combate ao racismo é uma luta permanente" da agremiação.
A Band também demitiu Minerato, que era apresentadora do programa diário Estação Band FM. "A Band repudia veementemente qualquer forma de racismo, discriminação ou preconceito. As declarações de Ana Paula Minerato, mesmo sendo de cunho pessoal, não estão alinhadas com os valores e diretrizes da emissora", diz nota enviada a Splash.
O UOL tenta contato com Ana Paula e Ananda, caso desejem se manifestar sobre o caso.