Na reprise de 1994, 'Tieta' também sofreu cortes na abertura; veja o vídeo

Com estreia confirmada para o dia 2 de dezembro no Vale a Pena Ver de Novo, "Tieta" (Globo) terá a abertura reformulada para a reprise. Porém, esta não é a primeira vez que a novela sofre alteração dessa natureza.

O que aconteceu

A primeira reprise de "Tieta" foi em 1994, e a abertura também foi censurada. Isadora Ribeiro, atriz e modelo que aparece nua nas imagens, teve o corpo sombreado na edição para que seus seios e curvas não surgissem de forma explícita.

Na vinheta de 30 anos atrás também houve alguns cortes em partes consideradas mais 'pesadas'. Além disso, foi usada a estratégia de já incluir os créditos na tela, a fim de ofuscar as imagens de nudez.

Por ora, não há certeza do teor das mudanças que a Globo aplicará na abertura. "Como outras reprises, a novela pode apresentar adaptações (edições ou ajustes) em seu conteúdo para se adequar ao horário de exibição", disse a assessoria da Globo quando questionada por Splash sobre o assunto.

Sobre os cortes e mudanças, a musa da vinheta original, Isadora Ribeiro, teceu críticas. Para ela a escolha da emissora representa um 'atraso'.

É uma forma de censura e um retrocesso cultural, porque na época ninguém criticou a exibição, o público e os jornalistas eram só elogios, enfatizando a grandiosidade da obra de arte, com efeitos e luzes no corpo. A abertura da novela Tieta foi muito moderna pra época, repleta de elementos simbólicos, com a minha imagem evocando a natureza, a liberdade e a essência de uma Bahia exuberante e mística. Com todos esses elementos em destaque, a obra ajudou a alavancar a audiência

atriz Isadora Ribeiro, à revista Contigo!

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.