Falas racistas: entenda caso envolvendo a ex-panicat Ana Paula Minerato

Ana Paula Minerato afirmou a Splash estar se sentindo "péssima" depois que áudios com falas racistas atribuídos a ela terem sido divulgados. Na conversa com o então ex-namorado KT Gomez, ela chama a cantora Ananda de "neguinha" e "mina cabelo duro". A Secretaria de Justiça e Cidadania de São Paulo abriu um processo contra Ana Paula Minerato para apurar os fatos.

Quem são os envolvidos

Ana Paula Minerato, 33 anos, é passista, modelo e influenciadora digital. Ana Paula é ex-panicat e ganhou os holofotes através do programa "Pânico", com participações entre os anos de 2011 e 2014. Ela também participou do programa A Fazenda duas vezes.

Ananda, alvo dos áudios, é o nome artístico de Fernanda Lins, de 26 anos. A jovem é do Rio de Janeiro e faz parte do grupo musical Melanina Carioca, que também conta com os ex-BBBs Lucas Pizane e Raquele Cardoso.

KT Gomez é o nome artístico de Erison Gomes da Silva Brito, rapper e ex-namorado de Ana Paula. Ele foi alvo de um processo por violência doméstica movido pela modelo. KT Gomez ficou com Ananda enquanto estava separado de Ana Paula.

Áudios com falas racistas

Um áudio atribuído a Ana Paula Minerato foi divulgado em páginas de fofoca ontem. "Você gosta de mina cabelo duro, de neguinha? Ali é neguinha, alguém ali, um pai ou a mãe veio da África, tá na cara", disse Ana Paula em conversa com KT Gomez.

Mais tarde, o jornalista Gabriel Perline divulgou outros áudios no programa A Tarde É Sua (RedeTV). "Ela lavava bem a louça?", pergunta a voz no áudio, associando Ananda a funções domésticas.

Discussão continuou. "Ana, eu acho que você está a fim de brigar e está vindo tomar meu tempo. Eu não fui nem na academia e nem vou aí", responde um rapaz, que seria o rapper KT Gomez.

Voz feminina rebate e cita Ananda. "Você estava fazendo o que o dia inteiro que você não postou nada? Você foi encontrar com a Ananda porque ela está em São Paulo? Ah, foi isso então. Você foi encontrar com a Ananda, que você sumiu o dia inteiro."

Continua após a publicidade

Gravação ainda expõe falas de cunho sexual sobre Ananda, sugerindo que ela teria relações sexuais com colegas de grupo. "Você foi o quê? Você foi lá comer ela onde? Onde que você comeu ela? No hotel dela? Com Melanina Carioca? Você foi lá? Ela e quem mais? Aí ela te mostrou vídeo dando pros caras também, para os negão (sic) lá do Melanina Carioca?", completa a mulher.

Áudios teriam sido retirados de celular perdido, segundo KT Gomez. Em entrevista ao portal Leo Dias, ele afirmou que gravava as conversas com a modelo por orientação de seu advogado para coletar provas de sua inocência em um processo por violência doméstica que Ana Paula movia contra ele.

Repercussão

Ananda rebateu as falas de Ana Paula nas redes sociais. "Agora tu vai ver o que tu arrumou. Tu sabe que aí tu meteu um tópico muito delicado, agora o buraco vai ser mais embaixo. Tu vai ter que aguentar. Não foi mulher pra falar? Agora eu tô sabendo, geral sabe também", disse ela, antes de compartilhar o áudio em questão.

Grupo Melanina Carioca publicou uma nota de repúdio. "Ananda foi alvo de falas absolutamente inaceitáveis proferidas pela ex-panicat Ana Paulo Minerato. Um episódio de discriminação que é, infelizmente, apenas um reflexo de uma realidade cruel

Gaviões da Fiel decidiu desligar Ana Paula Minerato. A decisão foi tomada após "a divulgação de condutas incompatíveis com os valores" da escola, segundo a Gaviões. A escola reforça que "o combate ao racismo é uma luta permanente do Gaviões da Fiel, que se posiciona de forma intransigente contra qualquer atitude discriminatória."

Continua após a publicidade

Band FM também decidiu demitir Ana Paula. Ela apresentava um programa diário, o Estação Band FM. "A Band repudia veementemente qualquer forma de racismo, discriminação ou preconceito. As declarações de Ana Paula Minerato, mesmo sendo de cunho pessoal, não estão alinhadas com os valores e diretrizes da emissora. Por esse motivo, a colaboradora foi desligada da empresa", diz nota enviada a Splash.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.