Fortuna da família Senna soma patrimônio do piloto e direitos bilionários
Ayrton Senna movimentou pelo menos R$ 3,5 bilhões em decorrência do sucesso de sua carreira como piloto de Fórmula 1. Essa trajetória do tricampeão mundial será contada na série "Senna", que será lançada pela Netflix na próxima sexta-feira (29).
Senna em números
Autor da biografia "The Life of Senna" (A Vida de Senna), o britânico Tom Rubython afirmou que piloto tinha patrimônio de US$ 400 milhões. Gilberto Melo, especialista em liquidação de sentença e cálculos judiciais e de precatórios, afirmou que o valor equivale hoje a R$ 2,3 bilhões, convertendo o dólar a R$ 5,82.
Patrimônio bem administrado pode chegar a render ainda mais em termos de juros médio, segundo o especialista. "Utilizando a taxa Selic, taxa básica da economia, os US$ 400 milhões convertidos em Cruzeiros Reais [moeda vigente em maio de 1994] equivalem hoje a R$ 37 bilhões. Este cálculo, pela Selic, corresponde à atualização monetária acrescida de juros médios de 0,67% ao mês."
Patrimônio era composto de salários, bônus, empreendimentos e acordos de patrocínio fechados ao longo da carreira, segundo Rubython. A Legacy Tobacco Documents Library divulgou, em 2013, que Senna ganhou US$ 1,5 milhão (R$ 8,6 milhões) por corrida em 1987, quando assinou contrato com a equipe Lotus na Fórmula 1.
Estimativa é de que a marca Senna movimentou cerca de R$ 1,2 bilhões nos últimos 30 anos. Parcerias, venda de produtos e negociações envolvendo direitos de imagem estão entre os principais ganhos da Senna Brands —empresa criada pela família para gerir estas negociações.
Valor diz respeito a quanto vendemos nos últimos anos. Não é o que recebemos, seria ótimo se fosse. Não sei se as pessoas têm a dimensão de quantos produtos vendemos hoje. Com esse volume, ainda temos esse dado como maior referência no momento. Bianca Senna, em papo com Splash
O cálculo desconsidera ganhos com parcerias estabelecidas em 2024. Portanto, não foi adicionado quanto a marca Senna Brands pode ter faturado com acordo para produção da série da Netflix —Bianca afirmou que detalhes da negociação são confidenciais. Também não foram somados gastos de Ayrton Senna ainda em vida.
Projetos e parcerias não são selecionados apenas por questões financeiras, segundo Bianca. "É importante ter qualidade, trazer inspiração e fazer sentido. Em tudo, é preciso ter um diferencial, uma qualidade, um valor."
A geração millennial é o nosso próximo alvo, e também queremos celebrar com os fãs que já nos conhecem. E, além disso, vender produtos. São duas coisas diferentes. Uma é pensada muito mais no longo prazo, e a outra é pensada no curto prazo. Não é uma matemática simples, precisamos e queremos sempre fazer coisas em parceria. Bianca Senna
Senna Brands não vendeu ou cedeu direitos de imagem do piloto, mas trabalha em parceria com a Netflix na produção do projeto. "Existe o direito de imagem, da história do Ayrton, e o direito sobre o filme ou série. Existe uma composição neste sentido. Estamos participando, juntos, na lógica de trabalho."
Episódios de "Senna" serão pela Netflix na sexta-feira (29). Em seis capítulos, produção detalha início do brasileiro no automobilismo e termina com a morte do piloto.