Gilberto Gil e o tempo: 'Eu sou um homem velho. Chega uma hora que cansa'

"Eu sou um homem velho. Chega uma hora que cansa. A última turnê nesse formato, com viagens intensas, dedicação excessiva. Isso eu quero dar um descanso", confessa Gilberto Gil, 82, em entrevista ao "Conversa com Bial" (Globo).

Splash acompanhou a gravação do último programa de 2024, que vai ao ar no dia 13 de dezembro, e antecipa detalhes da conversa.

Músico reflete sobre o desgaste natural que acompanha a idade e as demandas de uma carreira extensa. Gil, porém, não pretende abandonar a música completamente, buscando apenas um ritmo mais tranquilo.

Também tem um acúmulo de energia que vem da decantação natural de você fazer aquilo o tempo todo. O palco é muito energizante. A plateia traz muito de volta essa energia distendida. O palco tem esses dois lados: a bateria que descarrega um pouquinho, mas carrega também. Os dois polos, o tempo todo ali trabalhando. O tempo pesa.

Turnê 'Tempo Rei'

Gil fará última grande turnê em 2025
Gil fará última grande turnê em 2025 Imagem: Globo/Daniela Toviansky

Músico confirmou aposentadoria dos palcos em junho, durante uma entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo. A exemplo do que já fez Milton Nascimento, ele pretende continuar na música, mas longe da rotina dos shows.

Para decidirmos que esse ciclo todo chegaria ao final foi uma decisão normal, uma decisão do próprio passar do tempo. Ele foi nos convencendo de que era preciso chegar uma hora de dizer 'chega de tanta correria'. Gilberto Gil

Turnê "Tempo Rei" começa em 15 de março do próximo ano, por uma escolha de Gil e equipe. "Foi uma decisão de todos, como foi a decisão de escolher o nome, reunir esses vários conceitos para determinar o perfil da excursão. Foi feito em conjunto. Foram eu e eles que decidimos que deveríamos começar por Salvador", contou o artista, em conversa com a imprensa.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.