'Apocalipse nos Trópicos': cineasta explora religião e política em novo doc
Colaboração para Splash, em São Paulo
05/12/2024 19h40
Após o sucesso de "Democracia em Vertigem", a cineasta brasileira Petra Costa, 41, vai lançar um novo documentário político pela Netflix.
O que aconteceu
Intitulada "Apocalipse nos Trópicos", a obra vai investigar a influência da religião evangélica sobre os rumos tomados pela política brasileira nos últimos anos. "Quando uma democracia termina e uma teocracia começa?", indaga a sinopse oficial do projeto.
Em sua sinopse, o longa promete "acesso extraordinário aos principais líderes políticos do Brasil", incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 79, e o ex-presidente Jair Bolsonaro, 69. À medida que o filme revela o papel crucial que o movimento evangélico desempenhou na recente turbulência política do Brasil, ele também expõe a teologia apocalíptica que impulsiona seus principais protagonistas.
Assim como em 'Democracia em Vertigem', Petra Costa documenta na sinopse um tempo de profunda confusão e desespero com lucidez e um olhar poético. Entrelaçando passado e presente, ela nos imerge nas realidades contraditórias de uma jovem democracia que está por um fio e, ao fazer isso, reflete o resto do mundo.
"Apocalipse nos Trópicos" ainda não possui previsão de estreia. O documentário terá produção de Alessandra Orofino, que também assina o roteiro com Petra, Nels Bargenther e David Barker.