Sem sexo explícito, um 'Calígula' muito melhor volta aos cinemas
Esta é a newsletter Dicas de Filmes e Séries. Inscreva-se gratuitamente para receber no seu email toda quinta. Conheça as demais newsletters do UOL. São dezenas de opções sobre os mais variados assuntos para a sua escolha.
"Calígula" retorna à tela grande mais de 40 anos depois de ter provocado um furacão no lançamento original em 1979. O filme parte de um roteiro assinado por Gore Vidal, importante escritor americano. Sua tarefa foi recontar a história de Calígula, imperador romano de 37 e 41 d.C., que marcou a história com uma tirania sangrenta, eliminando cruelmente seus opositores.
O elenco é espetacular, com Malcolm McDowell ótimo, como o imperador ensandecido, e a presença de Helen Mirren e Peter O'Toole. Mas o diretor Tinto Brass, habituado a filmes eróticos, aceitou a intervenção de Bob Guccione, produtor do longa e dono da revista masculina Penthouse. E inúmeras cenas de sexo explícito, sem os principais atores do elenco, foram incluídas. Detalhe: Brass trabalhou muito anos como redator na revista.
O filme volta agora com uma suposta "edição final". As cenas gratuitas de sexo sumiram e entraram quase 20 sequências que tinham ficado fora da primeira versão. Vale a pena assistir.
"Calígula: O Corte Final", 2023
Diretor Tinto Brass
Elenco Malcolm McDowell, Helen Mirren, Peter O'Toole
Classificação 18 anos
Onde nos cinemas
Como alguém resiste a um robozinho fofo e bichinhos?
Quando uma animação "fofa" acerta a mão, é difícil resistir. "Robô Selvagem" foi produzido para fazer chorar e faz isso muito bem. O herói da vez é Roz, robô inteligente que escapa de um naufrágio, chegando a uma ilha. Apesar do corpo metálico, da força e da inteligência, não é fácil sobreviver num ambiente hostil. Então Roz faz amizade com os animais da ilha e acaba cuidando de um bebê ganso órfão. É bom preparar a caixa de lenços de papel.
"Robô Selvagem", 2024
Direção Chris Sanders
Elenco (vozes) Lupita Nyong'o, Pedro Pascal
Classificação Livre
Onde AppleTV, ClaroTV+
Um drama francês sobre o fim da adolescência
Um adolescente numa cidadezinha francesa vive o luto da morte do pai. Ele vai então morar em Paris, onde o irmão mais velho inicia carreira como músico, mas o relacionamento entre eles é conturbado. Este é um filme emocionante e cativante, com grandes interpretações, principalmente pelo novato Paul Kircher, como o protagonista. E ajuda muito a presença sempre forte de Juliette Binoche no papel da mãe.
"Inverno em Paris", 2022
Direção Christophe Honoré
Elenco Paul Kircher, Vincent Lacoste, Juliette Binoche
Classificação 18 anos
Onde Amazon Video, AppleTV+, ClaroTV+
"Senna" fica bem longe do brilho do ídolo
Claro que a minissérie 'Senna' está sendo assistida com volúpia pelas várias gerações de fãs de uma lenda do automobilismo, o que faz o título disparar na lista dos mais assistidos. Mas é um produto muito fraco.
O foco principal das discussões é o pouco espaço dedicado a Adriane Galisteu na comparação com praticamente um episódio destacando o namoro do piloto com Xuxa.
Para além dessa conversa de jornalismo de celebridades, fica claro que a narrativa é pobre. O roteiro trata Senna como uma divindade em vida. Seus diálogos são pueris, ginasianos.
Newsletter
SPLASH TV
Nossos colunistas comentam tudo o que acontece na TV. Aberta e fechada, no ar e nos bastidores. Sem moderação e com muita descontração.
Quero receberO elenco não tem brilho, a começar por Gabriel Leone, que tem pouco a oferecer além de uma razoável semelhança com o piloto. Tipos conhecidíssimos de todos, como Alain Prost e Nelson Piquet, são caricatos.
Talvez o que coloque 'Senna' para baixo seja a grande expectativa criada em torno da minissérie. Nem as cenas de corrida trazem a adrenalina necessária. Vai ter uma audiência brutal apenas pela curiosidade dos fãs.
"Senna", 2024
Criação Vicente Amorim
Elenco Gabriel Leone, Kaya Scodelario, Matt Mella
Classificação 12 anos
Onde Netflix
Fique de olho
São muitos títulos do universo de "Star Wars", entre bons e ruins. Mas "Skeleton Crew" parece uma das melhores apostas. A minissérie está sendo lançada em episódios semanais, e o começo vai bem. Traz um grupo de crianças de dez anos que são fugitivas naquela galáxia muito distante. Cercadas de perigos, encontram um protetor adulto, papel de Jude Law. A mistura de ação e humor promete.
"Star Wars: Skeleton Crew", 2024
Criação Christopher Ford, Jon Watts
Elenco Jude Law, Ryan Kiera Armstrong, Robert Timothy Smith
Classificação livre
Onde Disney+
Para maratonar
Brian Jordan Alvarez é um ator nova-iorquino de 37 anos com longa filmografia como coadjuvante. Agora ele dá um grande salto na carreira ao protagonizar uma série que ele mesmo criou. Ele interpreta Evan Marquez, um professor de inglês, em seu convívio com colegas e alunos. Marquez é gay e a esperteza dessa série divertida é discutir os problemas de alguém que decide ser quem realmente é, em todos os momentos.
"O Professor", 2024
Criação Brian Jordan Alvarez
Elenco Brian Jordan Alvarez, Stephanie Koenig, Enrico Colantoni
Classificação 12 anos
Onde Disney+
Por que assistir a "Taxi Driver"?
São muitos os motivos para ver e rever "Taxi Driver", mesmo 48 anos depois de seu lançamento. A primeira de algumas obras-primas na carreira de Martin Scorsese permanece com um impacto impressionante.
Apesar do sucesso de "O Poderoso Chefão Parte 2", lançado em 1974, é aqui que Robert De Niro apresenta definitivamente suas credenciais de um novo gigante.
É também a revelação de Jodie Foster, aos 13 anos, interpretando uma jovem prostituta que cruza o caminho de Travis Bickle, um homem perturbado e insone que passa seu tempo em Nova York dirigindo um táxi e frequentando cinemas pornô.
Cada vez mais incomodado com o que ele vê como um declínio da sociedade a seu redor, ele entra numa espiral psicótica que traz perigo aos outros e a ele mesmo.
Scorsese venceu a Palma de Ouro em Cannes com essa jornada delirante. O filme é impecável e, sem dúvida, serve de discussão sobre pessoas que pegam em armas e saem atirando em multidões nos Estados Unidos.
"Taxi Driver", 2024
Direção Martin Scorsese
Elenco Robert De Niro, Jodie Foster, Cybill Shepherd
Classificação 14 anos
Onde Netflix
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.