'Senna': Elenco internacional fala sobre experiência na série brasileira

Como piloto, Ayrton Senna rodou o mundo e fez seu nome muito além das fronteiras brasileiras. Isso acabou se tornando um desafio para "Senna", série da Netflix sobre a vida do lendário piloto. Para retratar as viagens internacionais e rixas com pilotos estrangeiros, a produção precisou filmar fora do país, com equipe e atores de outras nacionalidades.

Assim, ao longo do programa, é comum escutar português, inglês, espanhol e até um pouco de italiano, além de ver cenas rodadas no Reino Unido e Argentina. Mas será que os atores estrangeiros se sentiram bem recebidos no seriado brasileiro? Splash perguntou ao elenco durante a premiére de "Senna", que aconteceu diz 26 de novembro, no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo.

Um dos membros internacionais da produção é Matt Mella, ator francês que dá vida a Alain Prost, um dos principais aliados e rivais de Ayrton Senna nas pistas. No tapete vermelho, o intérprete revelou que conhecia o legado de Senna através de um nome contemporâneo da Fórmula 1: "Sou um grande fã de Lewis Hamilton, então é impossível não prestar atenção nos ídolos dos seus ídolos".

Pela natureza do papel, Mella teve que se aproximar bastante de Gabriel Leone, o intérprete de Ayrton Senna na série. Ao lado brasileiro, que carinhosamente chama de 'Gab' ao longo do papo, os dois vivenciaram uma intensa fase de preparação em Buenos Aires, seis semanas antes do início das filmagens, que o ator descreve como fundamental para os bons resultados na tela.

Foi incrível descobrir ao longo das filmagens as semelhanças e diferenças que tenho tanto com Senna quanto com Prost. [...] Era só eu e ele, sozinhos na Argentina, sem nossas famílias e amigos, fazendo testes de maquiagem, ensaios, testes de figurino e passando tempo sozinhos em nossos apartamentos. Nós dois queríamos entrar de cabeça no projeto - não como rivais, já que somos atores com o mesmo objetivo -, mas ambos decidimos ser competitivos. Depois de dois dias, nós dois desistimos disso e viramos amigos, temos muito em comum. Isso acabou nos dando força, já que descobrimos no set que a conexão que tínhamos não era muito diferente da dos personagens.
Matt Mella

Matt Mella como Alain Prost e Gabriel Leone como Ayrton Senna em série da Netflix
Matt Mella como Alain Prost e Gabriel Leone como Ayrton Senna em série da Netflix Imagem: Alan Roskyn e Guilherme Leporace/Netflix

Outra parte fundamental da disputa Senna vs. Prost foi Ron Dennis, o chefe da MacLaren no final da década de 80. Na série, é vivido pelo inglês Patrick Kennedy, que afirmou que só conheceu o piloto brasileira graças ao documentário "Senna: O Brasileiro, O Herói, O Campeão", de 2010, do diretor britânico Asif Kapadia. "Não era um fã de Fórmula 1, e sim de corridas de cavalos", falou Kennedy a Splash, aos risos.

Ainda assim, o ator inglês se mostrou entusiasmado de ter participado da produção, especialmente pela diferença na linguagem cinematográfica entre obras brasileiras e britânicas: "Foi muito empolgante! É praticamente o oposto do que fazemos na Inglaterra, porque é muito agitado, cheio de movimentos de câmera, vívido e rápido. O jeito que os brasileiros usam a câmera é algo que eu nunca tinha vivenciado antes, apenas visto em alguns filmes brasileiros e estava animado para participar disso".

"Senna" consegue criar um retrato autêntico da movimentada vida do piloto brasileiro, demonstrando sua atuação pelo mundo. O mais surpreendente é que o set conseguiu manter a identidade brasileira, ainda que tivesse momentos em inglês, espanhol e mais.

Continua após a publicidade

"Eu esperava aprender espanhol, já que gravamos bastante em Buenos Aires, mas a metade da equipe é brasileira, então só ouvia português. Não fui longe em nenhuma das línguas, mas eu tentei", brincou Patrick Kennedy. "É muito legal e empolgante trabalhar em um set tão cosmopolita!"

Com seis episódios, "Senna" está disponível no catálogo da Netflix.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.