Produtor Orlando Miranda, ícone do teatro brasileiro, morre aos 91 anos
Um dos principais nomes do teatro brasileiro, o produtor e ator Orlando Miranda de Carvalho morreu aos 91 anos, na segunda-feira (9), no Rio de Janeiro.
O que aconteceu
Orlando faleceu em casa, em Copacabana, segundo sua família. "Hoje nos despedimos do grande homem das artes Orlando Miranda, ator, produtor e empresário teatral, que partiu aos 91 anos", divulgou nas redes sociais a APTR (Associação dos Produtores de Teatro).
Miranda foi diretor do Serviço Nacional de Teatro entre 1974 e 1981. Ele também foi presidente do Instituto Nacional de Artes Cênicas entre 1981 e 1985, "mantendo seu papel de grande defensor das artes cênicas mesmo durante a ditadura militar", destacou a Associação.
Ator se formou em 1959 na Escola de Teatro Martins Pena e dedicou 65 anos de sua vida às artes, especialmente ao teatro. Em 1963, Miranda fundou o Teatro Princesa Isabel, no Rio. "O espaço foi palco dos primeiros shows de Bossa Nova, de inúmeros sucessos como Roda Viva, Trair e Coçar é só Começar, Um Grito Parado no Ar, entre tantos outros espetáculos marcantes, além de receber atores e atrizes como Procópio Ferreira, Gianfrancesco Guarnieri, Paulo Gracindo, Jô Soares, Jorge Dória, Dercy Gonçalves e Marília Pêra", destacou
Nossos agradecimentos e todas as homenagens a esse ícone que ajudou a construir a história do Teatro Brasileiro e nossos sentimentos à família e aos amigos de Orlando. Nossos sentimentos à família e aos amigos, e todas as homenagens a esse grande homem das artes.
-- Associação dos Produtores de Teatro
Por meio de nota, a Funarte (Fundação Nacional de Artes) lamentou a morte de Miranda e disse honrar seu legado. A presidente do órgão, Maria Marighella, destacou que a vida do "se entrelaça com a da Funarte, do circo e das artes brasileiras", sobretudo por sua "defesa das liberdades e das artes" em plena ditadura.
A Funarte celebra a sua existência e toda a sua contribuição para a arte brasileira e se solidariza com os admiradores, alunos, amigos e familiares de Orlando Miranda de Carvalho.
O velório de Orlando Miranda está previsto ara acontecer a partir das 10h, desta quarta-feira (11), na capela 1 do Memorial do Carmo, no Caju, no centro do Rio. O corpo do ator, produtor e empresário será cremado.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.