Topo

Polêmico? Heróis da Sociedade da Virtude enfrentam Papai Noel em especial

Thales de Menezes

Colaboração para Splash

13/12/2024 12h00

O especial de Natal de "A Sociedade da Virtude" começa a ser exibido nesta sexta-feira (13) no canal [adult swim], às 21h, e ficará disponível na Max. Terá 20 minutos, o que é muita coisa para um desenho animado brasileiro em pílulas, ou melhor, episódios curtos.

Ser lançado numa sexta-feira 13 não deve ser encarado como sinal de mau agouro. Na verdade, é só o começo de uma provável fase ainda mais bem-sucedida do projeto criado em 2017 pelo roteirista Ian SBF e pelo ilustrador Thobias Daneluz.

Os dois, ao lado de dubladores da série, anunciaram o lançamento de "A Sociedade da Virtude Salva o Natal!" em um painel muito concorrido no último domingo (8), durante a CCXP, em São Paulo. Quem compareceu ao palco Ultra do evento ganhou também um exemplar físico de um gibi com história inédita dos heróis.

Desta vez, o grande vilão que chega para ameaçar a festa no dia 25 de dezembro é o próprio Papai Noel. Aqui, aquele que todos chamam de "bom velhinho" na verdade é o dono de uma das maiores agências de espionagem do planeta e está envolvido numa conspiração que pode fazer do Natal uma catástrofe.

Se fazer brincadeiras negativas com o adorado Papai Noel pode trazer a eles algumas críticas, pelo menos no caso de Ian SBF essas polêmicas não são novidade. Ele é um dos fundadores do Porta dos Fundos, que já passou outros finais de anos em polêmicas que envolviam sátira pesada ao Natal e a Jesus Cristo.

No caso da Sociedade da Virtude, a animação já teve episódios nos quais a dupla Jonathan e Samantha, que pensam ser heróis, embora sejam na verdade um dublê e uma prostituta, enfrentavam Jesus Cristo diretamente.

Na CCXP houve exibição de um trecho inicial do especial. No formato longo, segue o humor ácido dos desenhos de cerca de três minutos que construíram a fama do grupo. Nas cenas que abrem a nova animação, ganha destaque a Pantera Ruiva, personagem mais famosa do time que tem dezenas de heróis inventados.

Trata-se de um homenzarrão que, quando se transforma em super-herói, ganha uma longa cabeleira vermelha e um corpo feminino muito fortão. Mas ninguém pode chamar a Pantera Ruiva de travesti, porque aí ela se enfurece e dispara numa longa e confusa explicação de que não é bem assim.

Ian SBF e Thobias Denaluz falaram a Splash numa entrevista exclusiva antes da participação deles na CCXP. Mantiveram algumas surpresas para o evento, mas abriram o jogo sobre uma nova temporada da animação no ano que vem.

Eles contaram que os desenhos desde o início são gravados em inglês, visando o mercado internacional. Depois ganham as versões em português e em espanhol. Falaram também sobre a escolha dos episódios curtos por uma questão de custos.

Riram bastante quando comentaram as semelhanças da Sociedade da Virtude com os desenhos animados toscos produzidos pela Marvel nos anos 1960. E também sobre como a série pode ser inserida entre produções que são sátiras do mundo dos heróis, como os filmes de cinema de Deadpool e a série de streaming "The Boys".

"O DNA da 'Sociedade da Virtude' é falar de super-heróis e de cultura pop, mais ainda de cultura pop, mas como tudo vem envelopado com os super-heróis talvez isso não fique muito claro. Mas falamos de assuntos da nossa vida, de política, de mudanças no mundo", afirma Ian. "Assim a gente nunca é uma piada só", comenta Thobias.

'A Sociedade da Virtude Salva o Natal', 2024
Direção Ian SBF
Ilustração Thobias Daneluz
Onde Max e [adult swim]

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Polêmico? Heróis da Sociedade da Virtude enfrentam Papai Noel em especial - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade