Família de Gugu anuncia acordo por herança do apresentador: 'Harmonia'
Colaboração para Splash, em São Paulo
15/12/2024 22h00Atualizada em 16/12/2024 00h05
Em entrevista ao Fantástico (Globo) deste domingo (15), João Augusto Liberato, filho de Gugu, falou sobre o fim da disputa pela herança do pai.
O que aconteceu
João Augusto comentou como se sentiu com a disputa judicial contra a mãe e irmãs. "Foram cinco anos difíceis, fiquei muito surpreso e não tinha ideia do que aquilo ia se transformar. Achei que seria tudo tranquilo e a gente faria a divisão tranquilo, conversando como uma família."
Ele lamentou que a disputa tenha ganhado destaque na mídia. "Meu pai era uma pessoa muito discreta. Não se envolvia em polêmica. Foi horrível ver tudo saindo na mídia. É um alívio (ter resolvido)."
Espero que daqui pra frente a gente possa voltar a ser uma família 100% unida. João Augusto Liberato
João falou ainda da saudade do pai. "Queria que ele estivesse aqui. Me sinto um pouco sozinho na vida e isso me dói."
O filho mais velho de Gugu ainda explicou porque acredita que Rose Miriam, sua mãe, não foi citada no testamento do pai. "Meu pai tinha a ideia de que a geração dos filhos sempre apoiaria os pais. Por isso ele também não deixou nada pra minha tia e pro meu tio, só pros sobrinhos. Eu sempre quis defender o desejo do meu pai que é a última coisa que posso fazer por ele. (...) A gente nunca deixaria ela desamparada."
Inventariante de Gugu no testamento, sua irmã Aparecida Liberato também falou sobre a disputa. "Eu no papel de inventariante, aquela pessoa que zela pelos bens, eu tinha que apresentar todas as notas, tudo que acontecia, todos os pagamentos, ao juiz. Eu estava sendo aquela pessoa que ele colocou para dar continuidade a tudo, ao legado dele."
O processo poderia não ter levado 5 anos. Foram 5 anos de dor. Respeitar a vontade do Gugu era muito sagrado e os filhos fizeram muito bem. Eles vão ampará-la [Rose]. Aparecida Liberato
Aparecida ainda falou sobre não pedir nenhuma parte da herança. "Não levei isso como um trabalho, um fardo, esperando uma compensação financeira. Meu irmão fez um pedido pra mim e eu realizei, por lealdade a ele. Não tem nada a ver com dinheiro."
Nota oficial
Em nota enviada a Splash, os advogados da família informaram que "após 5 anos do falecimento, a família está em plena harmonia e pretende seguir suas respectivas vidas em um ambiente de cooperação e respeito."
A nota diz ainda que "os filhos ressaltam que a relação entre seus pais, Gugu e Rose Miriam, sempre foi pautada em carinho e respeito mútuo."
Marina, Sofia e João Liberato expressam o reconhecimento e a gratidão, pela dedicação e atuação de Aparecida de Fatima Liberato Caetano, irmã de Gugu, como inventariante, testamenteira, atestando sua honestidade e probidade.
A família informa ainda que, com o encerramento deste capítulo, inicia-se um novo momento para todos e reafirmam o compromisso de honrar o legado de Gugu, mantendo um ambiente harmonioso e de cooperação.
Como estava a disputa?
Rose Miriam, 61, mãe dos filhos de Gugu, desistiu da briga judicial em agosto deste ano. O apresentador não a colocou no testamento, apesar de apresentá-la como "minha família" em vida.
Ele me deu três filhos lindos. Me deixou na memória momentos inesquecíveis. E, materialmente falando, me deixou uma linda e confortável casa em Alphaville [São Paulo]. Mas, mesmo que ele não tivesse me deixado a casa, eu iria ser eternamente grata. Rose Miriam em resposta a uma seguidora
A médica estava em oposição ao filho mais velho, João Augusto, 23, desde que decidiu pedir o reconhecimento da união estável com Gugu. João defendia que o testamento do pai fosse seguido. Já as gêmeas Marina e Sofia, 20, apoiaram a mãe.
Thiago Salvático também pediu o reconhecimento da união estável com Gugu. Ele afirma que teve um relacionamento de 8 anos com o apresentador.
No processo, ele disse ter juntado anos de histórico das conversas diárias com Gugu. "É um grande volume de provas. No processo foram juntados anos de histórico das conversas diárias por WhatsApp mostrando parte do que compartilhamos sobre as questões pessoais. Eu nunca quis que as questões do processo vazassem. Toda vez que eu falo na mídia é só para me defender", disse a Splash, em junho desse ano.
A ação do chefe de cozinha foi anulada pela Justiça, e a defesa dele tenta reverter a decisão. "Hoje nos temos essa apelação contra a sentença do Juiz e estamos esperando o julgamento dela para o processo começar a tramitar e a família do Gugu ser citada. Assim como serem analisadas a produção das provas e outros. O julgamento dessa apelação deve acontecer no primeiro semestre de 2025", disse a advogada de Salvático ao gshow.
Caso ele seja reconhecido como companheiro, terá direito à herança, assim como os outros herdeiros.