Fernanda Britto, influenciadora de etiqueta, morre aos 64 anos

Fernanda Britto morreu na manhã desta quarta-feira (18) aos 64 anos, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela Casa de Saúde São José, hospital na zona sul da cidade, onde ela estava internada.

A Casa de Saúde São José confirma o falecimento de Fernanda Brandão Matta de Araújo, conhecida como Fernanda Britto, na manhã desta quarta-feira (18/12), em decorrência de um quadro neurológico extremamente grave. A instituição se solidariza com familiares e amigos.

Advogado da família disse que Fernanda morreu em decorrência de complicações após um AVC. "Ela estava em um quadro bastante delicado e não resistiu", disse.

Fernanda será cremada em uma cerimônia restrita para familiares e amigos próximos. A cremação teria sido um pedido da influenciadora. Ainda não há horário para a cerimônia.

Equipe da influenciadora lamentou a morte nas redes sociais. "Está é, sem dúvida, a última notícia que nós, da equipe, gostaríamos de compartilhar, mas seguimos comprometidos com a transparência e o respeito que sempre tivemos por vocês."

O legado de Fernanda vai muito além dos conteúdos e das palavras. Ela tocou vidas com o seu humor, sua dedicação e sua humanidade. De onde quer que ela esteja, temos certeza de que está feliz ao ver tanto amor e carinho vindo de todos vocês.


Fernanda Britto era especialista em etiqueta

Especialista em etiqueta. Fernanda Britto é o nome artístico de Fernanda Brandão Matta de Araújo, e é considerada "uma das maiores referências em protocolos e etiqueta social e profissional da atualidade", segundo seu site. Ela tem mais de 30 anos de experiência na área.

Continua após a publicidade

Oferece curso de boas práticas. Fernanda oferece um curso online denominado Poder da Etiqueta. Ela ensina etiqueta social, corporativa, familiar e coletiva em suas 45 aulas e oferece uma mentoria de elegância. "Técnicas avançadas de comunicação, postura, linguagem corporal e vestimenta adequadas", escreve.

Carreira de influencer. Em 2022, Fernanda Britto contraiu covid-19 e passou 150 dias internada. Quando se recuperou, resolveu investir em uma carreira digital. Na época, o criador de conteúdo e social media do influencer Kadu Pacheco sugeriu para ela a criação de humorísticos em formato de esquete para as redes sociais.

Fernanda ganhou popularidade no TikTok e no Instagram rapidamente. Hoje, conta com 1,1 milhão de seguidores na primeira e 1,7 milhão na segunda rede social. Por anos, ela foi responsável por receber executivos e delegações estrangeiras no Rio de Janeiro.


Ela foi hospitalizada em Curitiba após passar mal e, em seguida, foi transferida para o Rio. "Nossa querida Fernanda está internada, enfrentando mais um momento delicado em sua saúde. Pedimos, de coração, que enviem orações, pensamentos de carinho e muita energia de amor e cura para ela", escreveu sua equipe, na ocasião.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.