Preta Gil segue na UTI, mas está estável após retirada de tumores
Preta Gil, 50, permanece internada na Unidade de Terapia do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após ser submetida a cirurgia para a retirada de tumores — o procedimento faz parte do tratamento contra câncer no intestino.
O que aconteceu
Preta segue estável, mas deverá passar os próximos dias na UTI "como planejado". A informação foi repassada por Malu Barbosa, amiga pessoal da cantora, em entrevista à Quem.
Sírio Libanês disse que a artista está acompanhada por uma equipe médica liderada pelo médico Roberto Kalil Filho. O boletim mais recente sobre a saúde de Preta foi divulgado pelo hospital no sábado (21). Não há informações se ela segue sedada após procedimento cirúrgico.
Cirurgia de longa duração
Na quinta-feira (19), Preta Gil foi submetida a cirurgia longa para remoção de tumores. O procedimento começou na manhã de quinta e só terminou na madrugada de sexta-feira (20).
Cirurgia foi marcada após a equipe médica identificar que a quimioterapia não foi tão eficaz quanto esperava. Após a descoberta da ineficácia do tratamento, ela foi aconselhada a procurar uma especialista no seu caso, motivo pelo qual viajou até Nova York (EUA). "Vim para ter uma consulta [...] para ouvir uma segunda opinião", disse.
Cantora revelou que "o câncer voltou", em agosto, por meio de vídeo publicado nas redes sociais. À época, ela afirmou que estava com a doença em quatro locais do corpo: dois linfonodos, uma metástase no peritônio e um nódulo no ureter.
Eu tive um câncer no intestino que eu tratei, me curei dele, fui liberada pelos médicos completamente para seguir uma vida perto da normalidade. Estava indo muito bem na minha reabilitação e tenho exames periódicos para serem feitos enquanto estiver em remissão. Remissão é um período de cinco anos em que o câncer pode voltar. O meu câncer voltou.
Diagnóstico
Artista foi diagnosticada com câncer de intestino no início de 2023. À época, ela realizou sessões de radioterapia, quimioterapia e tratamento cirúrgico. A cantora também teve de passar por uma histerectomia total abdominal, procedimento que consiste na remoção do útero.
Preta apresentou um quadro de sepse no quinto ciclo de quimioterapia, no ano passado, e chegou a ficar internada na UTI. A sepse é uma resposta desregulada do organismo a uma infecção pré-existente.
Filha de Gilberto Gil anunciou fim do tratamento, em dezembro de 2023, após uma cirurgia de reconstrução do trato intestinal e reversão de ileostomia. Após o tratamento primário, ela entrou em uma fase sem manifestação da doença - comumente chamada de "remissão".
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.