De dramas a BLs: 8 séries asiáticas 'fofas' para maratonar no fim de ano
Camila Monteiro
Colaboração para Splash, em Pelotas (RS)
23/12/2024 19h00
Recesso de fim de ano é o momento ideal para maratonar séries que trazem conforto, com personagens que podiam ser nossos amigos e histórias cheias de coração e resoluções satisfatórias.
Splash reuniu oito obras: quatro dramas (três sul-coreanos, um chinês) e quatro BLs, as séries LGBTQIAP+ (dois tailandeses, um coreano e um japonês) para maratonar neste fim de ano e início de 2025.
"A Fada do Levantamento de Peso Kim Bok-Joo" (2016)
Divertida, leve e provavelmente a mais maratonável de todas as séries da lista. O drama conta a história de Kim Bok-Joo, que treina no time profissional de levantadores de peso da Universidade. Numa confusão amorosa, ele cruza o caminho de Joon-hyun, nadador profissional que lida com traumas. Na época do drama, os atores estavam namorando —a química, portanto, é imensa. Está disponível no VIKI.
"Romance is a Bonus Book" (2019)
Drama vale o play só pela coleção de casacos de inverno que Lee Jong-suk desfila a cada episódio. A série se enquadra na categoria "conforto". A trama se passa em uma editora de livros e conta a história de um editor mais jovem apaixonado por sua amiga mais velha, mãe, e desesperada por um emprego. É um romance lento, mas repleto de ótimos personagens e diálogos. Está disponível na Netflix.
"Love Me Love My Voice" (2023)
O único drama chinês da lista é daqueles que enchem o coração, ideal para época de fim de ano. Sem nenhum antagonista/vilão, o drama mostra o desenvolvimento do relacionamento entre uma universitária que trabalha online com música e um dublador. Ela se apaixona pela voz dele. A cinematografia e a trilha sonora são pontos altos do drama, que diferentemente de muitos dramas chineses, não se arrasta. Está disponível no VIKI.
"Hospital Playlist" (2020)
Embora seja aconselhável pegar alguns lenços para chorar com algumas histórias dos pacientes, Hospital Playlist é outra série para maratona e ver com familiares e amigos. Uma das maiores audiências da Coreia do Sul e com elenco estrelado, a série acompanha cinco médicos que são amigos desde os tempos de Universidade. Eles trabalham no mesmo hospital e possuem uma banda no tempo livre. A série apresenta episódios longos e tem duas temporadas, mas vale muito o play. Está disponível na Netflix.
"Light On Me" (2021)
Um dos raros casos em que um triângulo amoroso funciona, "Light On Me" é um BL sul-coreano que conta a história de Tae-kyung, um personagem solitário e bastante direto. Na trama, ele começa a interagir com seus colegas para não ser sozinho. O caminho dele cruza o de Shin-woo e Da-on, ambos com personalidades completamente distintas. Tae-kyung é traído pelos amigos e passa a sentir e a entender novos sentimentos. É um romance leve, engraçado, que se passa na escola e mostra as descobertas e afetos dos personagens. Disponível no VIKI.
"Our Dining Table" (2023)
Drama japonês é baseado em um famoso mangá e ideal para quem gosta de acompanhar histórias que envolvem comidas. O relacionamento entre os personagens se desenvolve ao compartilhar pratos, aprendizados e demonstrando que a comida é uma grande forma de amor. Fofo, o drama conta a história de como o solitário Yutaka tem sua vida modificada ao conhecer os irmãos Minoru e Tane (uma criança muito fofa) e cozinhar para ambos. São apenas dez episódios com cerca de 22 minutos cada um. Disponível no Gagaoolala.
"My School President" (2022)
Um dos BLs mais populares dos últimos tempos no qual transformou o casal Gemini e Fourth em personalidades do entretenimento tailandês. "My School President" é repleto de clichês que funcionam muito bem. Gun é vocalista da banda Chinzhilla e líder do clube de música, Tinn é filho da diretora e precisa cortar os clubes que não aumentam a visibilidade da escola, e o clube de música está na mira para ser fechado. Ambos entram na vida um do outro e acabam se apaixonando. A trilha sonora, cantada pelos atores, é um sucesso. Disponível no VIKI.
"Only Boo" (2024)
A única série da lista lançada em 2024 é um BL que surpreendeu positivamente os fãs de produções tailandesas. Com muita emoção, traz dois protagonistas considerados exemplos de "green flag" pelos espectadores, Moo e Kang, que se apaixonam, mas enfrentam a realidade de Moo, que sonha em ser idol e não pode se envolver em nenhum relacionamento. A trama é bem construída, os personagens se apoiam e demonstram afeto genuíno, enquanto os personagens secundários também ganham destaque. A série está disponível no Viki.