Acertos e decepções na TV brasileira: o que funcionou em 2024?
A TV brasileira passou por um ano de altos e baixos em 2024, com emissoras buscando alternativas para se adaptar à concorrência com o streaming e plataformas digitais. Enquanto algumas atrações conquistaram o público e alcançaram boas audiências, outros não engajaram os telespectadores.
Splash reuniu os principais acertos e decepções neste ano.
Os maiores acertos
"Garota do Momento"
Atual novela das seis da Globo é ambientada na década de 1950 e tem sido elogiada pela história escrita por Alessandra Poggi, atuação do elenco que mescla nomes jovens e veteranos, além da direção de Natália Grimberg. Protagonizada por Duda Santos, a trama alcança bons índices de audiência e repercussão nas redes sociais.
"Renascer"
Remake da novela clássica dividiu opiniões, mas conquistou nostálgicos e novos telespectadores. Diversas cenas viralizaram nas redes sociais e atores, como Juan Paiva, Edvana Carvalho, Marcos Palmeira e Vladimir Brichta, se destacaram. Adaptação de Bruno Luperi concorre ao Emmy Internacional, o Oscar da TV mundial.
Oitava temporada de Lady Night
Tatá Werneck manteve a fórmula de sucesso com entrevistas que repercutiram nas redes sociais, consolidando o programa como referência no gênero. O episódio com Rafa Vitti, marido da apresentadora, e o que uniu Inês Brasil e Narcisa Tamborindeguy e se destacaram.
Segunda temporada de "Encantando's"
É um acerto exibir a série do Globoplay na TV aberta. A produção que conta a história de um mercado que se transforma em uma escola de samba à noite é divertida e traz temas importantes como a representatividade negra.
Reprises no Vale a Pena Ver de Novo
Globo acertou ao reprisar "Alma Gêmea" e "Tieta". As escolhas certeiras que resgataram nostalgia e conquistaram novos públicos, o que foi confirmado pelos dados de audiência.
Newsletter
SPLASH TV
Nossos colunistas comentam tudo o que acontece na TV. Aberta e fechada, no ar e nos bastidores. Sem moderação e com muita descontração.
Quero receber"Força de Mulher"
A aposta da Record em trazer as tramas turcas deu muito certo. "Força de Mulher" chega a marcar o dobro de audiência do SBT, que exibe a novelinha inédita "A Caverna Encantada" na faixa das 9.
Virginia Fonseca no SBT
A influenciadora é considerada o único acerto da grade montada pelo SBT em 2024. O Sabadou conquistou bons índices de audiência nas noites de sábado do canal, além de ter repercussão nas redes sociais ao fazer entrevistas, muitas vezes picantes, com famosos.
Cai ou Não Cai
O game show de Tom Cavalcanti caiu no gosto do público com sua proposta simples e divertida, tornando-se um dos destaques dominicais da Record — dia em que o SBT é mais forte e costuma superar a rival sem dificuldades.
"Chaves"
O retorno de "Chaves" ao SBT fez alegria dos fãs da série mexicana clássica. Volta, no entanto, demorou a acontecer, o que desagradou os telespectadores.
As maiores decepções
Nova grade do SBT
Os novos programas lançados pela emissora — Chega Mais, Tá na Hora e É Tudo Nosso — não conseguiram cativar o público. O matinal, em especial, apesar da boa sintonia entre os apresentadores, Michelle Barros, Paulo Mathias e Regina Volpato, enfrentou problemas de audiência e foi cancelado após nove meses. É Tudo Nosso também será descontinuado em breve.
Debates políticos na TV
A eleição para prefeitos trouxe cenas lamentáveis na TV, em especial, nos debates realizados em São Paulo. Um dos episódios mais marcantes foi a cadeirada de Datena em Pablo Marçal no debate realizado pela TV Cultura.
Movimentação de Datena
A saída do apresentador da Band para se candidatar à Prefeitura de São Paulo e o fraco desempenho nas urnas — menos de 2% dos votos válidos — podem ter desgastado a imagem do comunicador. De volta à TV há poucas semanas, foi contratado pelo SBT para salvar o Tá na Hora.
"Mania de Você"
A novela de João Emanuel Carneio não empolgou. Apesar de ter repercussão nas redes sociais, as sucessivas mudanças na trama para alavancar a audiência deixou a trama confusa para alguns telespectadores e surtiu o efeito contrário: menos audiência.
Mudança no TV Fama
A retirada do programa das quartas-feiras, dia em que obtinha melhor audiência e superava a Band com facilidade, para vender o horário para igrejas não pegou bem. É mais um horário da RedeTV! vendido para produção religiosa.
Estrela da Casa
Apesar do acerto ao escalar Ana Clara como apresentadora, a proposta do programa que revelou o sertanejo Lucca ao público não alcançou o impacto esperado. Passou longe da audiência e repercussão do BBB 24. Segunda temporada, no entanto, está confirmada.
A Grande Conquista
Assim como a primeira temporada do programa, a segunda não decolou. Reality apresenta dinâmica confusa ao ter 100 participantes. Passou longe da audiência e repercussão de A Fazenda 2024, que também viu seus números diminuírem em 2024.
Fim do Câmera Record
Encerrar um programa consolidado pode ser visto como um erro estratégico, em especial, em um momento que o jornalismo ganha mais espaço na grade das emissoras abertas.
Programas cancelados na TV Cultura
Cortes orçamentários levaram ao fim de atrações importantes, o que pode reduzir a relevância da emissora pública de São Paulo.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.