Internada, Preta Gil relata 'batalha' em hospital: 'Um dia de cada vez'
De Splash, no Rio
06/01/2025 19h49
Preta Gil, 50, usou o Twitter nesta segunda-feira (6) para atualizar estado de saúde aos fãs.
O que aconteceu
Cantora acalmou os fãs ao falar sobre "batalha" em hospital. Na publicação, também agradeceu pelas orações que tem recebido dos amigos e fãs.
Relacionadas
Amores, passando aqui para deixar vocês calmos! Eu sigo aqui minha batalha. Um dia de cada vez, com fé e a cada dia me fortalecendo mais! Obrigada por todas as orações e energias positivas, eu sinto elas todos os dias. Paz e amor no coração de todos, amo vocês! Já, já eu tô de volta! Preta Gil
Internação
Preta Gil foi submetida a uma cirurgia longa para a remoção de tumores. O procedimento começou na manhã do dia 19 de dezembro e só terminou na madrugada do dia 20.
A cirurgia foi marcada após a equipe médica identificar que a quimioterapia não foi tão eficaz quanto esperava. Após a descoberta da ineficácia do tratamento, ela foi aconselhada a procurar uma especialista no seu caso, motivo pelo qual viajou até Nova York (EUA). "Vim para ter uma consulta [...] para ouvir uma segunda opinião", disse.
Cantora revelou que "o câncer voltou", em agosto, por meio de vídeo publicado nas redes sociais. À época, ela afirmou que estava com a doença em quatro locais do corpo: dois linfonodos, uma metástase no peritônio e um nódulo no ureter.
Diagnóstico
Artista foi diagnosticada com câncer de intestino no início de 2023. À época, ela realizou sessões de radioterapia, quimioterapia e tratamento cirúrgico. A cantora também teve de passar por uma histerectomia total abdominal, procedimento que consiste na remoção do útero.
Preta apresentou um quadro de sepse no quinto ciclo de quimioterapia, no ano passado, e chegou a ficar internada na UTI. A sepse é uma resposta desregulada do organismo a uma infecção pré-existente.
Filha de Gilberto Gil havia anunciado o fim do tratamento, em dezembro de 2023, após uma cirurgia de reconstrução do trato intestinal e reversão de ileostomia. Após o tratamento primário, ela entrou em uma fase sem manifestação da doença — comumente chamada de "remissão".