As conquistas de Fernanda Torres e 'Ainda Estou Aqui' em números

A conquista do Globo de Ouro por Fernanda Torres foi um marco na história do cinema brasileiro, mas não foi a primeira conquista da atriz (ou de "Ainda Estou Aqui") na temporada de premiações.

"Ainda Estou Aqui" já ganhou nove prêmios. Além das categorias listadas abaixo, o filme também recebeu menção honrosa como um dos cinco melhores longas-metragens internacionais do ano no National Board of Review Awards, nos Estados Unidos:

  • Melhor roteiro, no 81º Festival de Veneza
  • Melhor atriz em filme internacional, na Celebração Anual do Cinema & Televisão Latinos da Critics Choice Association
  • Melhor filme do júri popular em diferentes festivais: na 48ª Mostra de S. Paulo; no Festival Internacional de Cinema de Vancouver (Canadá); no Festival de Cinema de Mill Valley (Estados Unidos); no Festival de Pessac (França), onde também recebeu o Prêmio Danielle Le Roy, do júri jovem
  • Melhor filme estrangeiro, no New Mexico Critics Awards 2024

Durante a divulgação do filme, Fernanda Torres mostrou que é um fenômeno nas redes sociais. Em novembro, o perfil da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas — responsável pelo Oscar — postou uma foto da atriz e, em pouco mais de duas horas, a publicação já tinha 100 mil curtidas e 20 mil comentários. Os números só subiram: até o momento da publicação deste texto, a postagem tinha 2,9 milhões de curtidas.

O fenômeno se repetiu durante o Globo de Ouro. A organização estima que postagens relacionadas ao prêmio deste ano foram visualizadas 45 bilhões de vezes — 52% a mais que a edição de 2024. Os brasileiros foram um fator decisivo nessa conta: o perfil da premiação no Instagram mostra a diferença expressiva no número de visualizações das postagens que envolvem Fernanda Torres:

Postagens envolvendo Fernanda Torres foram as mais curtidas da noite no perfil do Globo de Ouro
Postagens envolvendo Fernanda Torres foram as mais curtidas da noite no perfil do Globo de Ouro Imagem: Reprodução/Instagram

No Brasil, "Ainda Estou Aqui" é sucesso de bilheteria. O filme de Walter Salles já ultrapassou 3 milhões de espectadores, sendo a primeira obra nacional a atingir essa marca desde a pandemia de covid-19. Foi a 5ª maior bilheteria do ano, e o único filme nacional no top 10.

Os números continuam crescendo. Segundo dados da Comscore obtidos pelo jornalista Ancelmo Gois, o Globo de Ouro deu um gás a mais na bilheteria: no dia seguinte ao prêmio, o público aumentou 33% em relação à segunda-feira anterior.

A temporada de premiações está longe de acabar. "Ainda Estou Aqui" concorre a melhor filme de língua estrangeira no Critics Choice Awards, que acontece no dia 12 de janeiro. O filme ainda pode concorrer ao BAFTA, o Oscar britânico, que anuncia seus indicados no dia 15 de janeiro. O prêmio mais aguardado é o Oscar, que anuncia seus indicados no dia 17 de janeiro.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.