Fernanda Torres precisa declarar prêmio do Globo de Ouro à Receita Federal?

Fernanda Torres, 59, fez história ao ganhar o prêmio de melhor atriz em filme de drama no Globo de Ouro 2025, o que lhe rendeu uma cobiçada estatueta. Mas será que ela terá que declarar o objeto à Receita Federal quando voltar ao Brasil?

Esse retorno ainda não aconteceu, já que a atriz ainda cumpre uma agenda de eventos para divulgação de "Ainda Estou Aqui", nos Estados Unidos, mas retornará em breve à sua terra natal. Splash, então, foi atrás da resposta a essa pergunta.

Prêmio declarado?

Não é preciso declarar a estatueta do Globo de Ouro, pois o prêmio é isento de tributos adueiros na entrada no país. Segundo o artigo 38 da lei nº 11.488, é concedido isenção do imposto de importação de troféus, medalhas, placas, estatuetas, distintivos, flâmulas, bandeiras e outros objetos comemorativos recebidos em evento cultural realizado no exterior.

A estátua do Globo de Ouro é feita de zinco, latão e acrílico. Metais são construídos em um processo de revestimento usando níquel, cobre, prata e ouro 24K. Cada estatueta possui um chip NFC com código personalizado, que garante autenticidade e pesa 7,85 libras (3,56 kg).

Troféus de prêmios especiais, como os prêmios Cecil B. DeMille e Carol Burnett, ainda têm bases de mármore. Prêmios medem 12,77 polegadas (32,44 cm) de altura e 3,64 polegadas (9,25 cm) de largura. Além disso, contém uma representação do globo, circundada por uma tira de filme, no topo de uma base cilíndrica com a inscrição do Globo de Ouro.

Além do prêmio, os vencedores do Globo de Ouro são presenteados também com uma bolsa de brindes avaliados em US$ 1 milhão (cerca de R$ 6 milhões). O kit foi selecionado pela equipe da publicação Robb Report, especializada em artigos e experiências de luxo, entregue em uma bolsa exclusiva feita em camurça marrom pela marca de viagens Atlas Bespoke.

Questionada sobre os brindes, a Receita Federal afirmou que cada caso é avaliado individualmente conforme as circunstâncias da viagem. De acordo com a Lei 11.488/2007, que regula o Imposto de Importação no Brasil, estão isentos "troféus, medalhas, placas, estatuetas, distintivos, flâmulas, bandeiras e outros objetos comemorativos".

73 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Marlon Silva

Não claro que não militante esquerdista naõ precisa papai Lule e titito Xandão dá um jeito.

Denunciar

Ana Cristina D Angelo

Claro que ela não paga imposto. Foi presente. No caso, a tributação incide sobre os itena na produção e circulação. Ou seja, antes de chegar até ela. O problema das joias do bolsonaro era não ter comprovação DA ORIGEM. Tentaram dar migué na alfândega. Além do mais, agente público tem que declarar presentes recebidos no exercício da função. 

Denunciar

Geraldo Procópio Drumond

Não precisa ela é apadrinha pelo ex condenado

Denunciar