Pai de Fernanda Torres também esteve no elenco de filme indicado ao Oscar
Ler resumo da notícia
Pai da atriz Fernanda Torres, 59, o ator, diretor e produtor Fernando Torres (1927-2008) compôs o elenco de "O Beijo da Mulher Aranha" (1985), filme indicado ao Oscar em quatro categorias.
O que aconteceu
No longa dirigido por Hector Babenco (1946-2016), Fernando Torres interpretou Américo. O personagem contracena sobretudo com o ator Raul Julia (1940-1994), um dos protagonistas da história. Veja cena em vídeo abaixo.
"O Beijo da Mulher Aranha" foi uma coprodução entre Brasil e Estados Unidos. Fora os protagonistas Raul Julia, que era porto-riquenho naturalizado americano, e William Hurt, que era norte-americano, o elenco foi todo formado por brasileiros.
Sônia Braga interpretou Marta, a "Mulher Aranha", e recebeu por esse papel uma indicação ao Globo de Ouro. José Lewgoy, Milton Gonçalves, Miriam Pires, Nuno Leal Maia, Herson Capri, Denise Dumont e Miguel Falabella estão entre os demais atores brasileiros do filme.
O filme foi indicado a quatro categorias do Oscar de 1986: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator e Melhor Roteiro Adaptado. William Hurt (1950-2022) venceu a estatueta de Melhor Ator, assim como a Palma de Ouro em Cannes pelo mesmo papel.

Coincidência na família 'Torres'
Em 1998, a esposa de Fernando Torres, Fernanda Montenegro, 95, esteve em "Central do Brasil", filme indicado a dois Oscar. Além da indicação para Melhor Filme Estrangeiro, "Fernandona" foi nomeada a Melhor Atriz, mas perdeu a estatueta para Gwyneth Paltrow.

Um ano antes, em 1997, tanto Fernanda Torres e Fernanda Montenegro compuseram o elenco de "O Que É Isso Companheiro?", filme que também foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Agora, Fernanda Torres é uma das indicadas ao Oscar de Melhor Atriz por "Ainda Estou Aqui" (2024). O longa de Walter Salles também está entre os nomeados para Melhor Filme e Melhor Filme Estrangeiro.
Fernando Torres e Fernanda Montenegro foram casados entre 1952 e 2008, quando o ator morreu, vítima de um enfisema. Além de Fernanda Torres, o casal de veteranos teve o cineasta Cláudio Torres, 61.
Oscar 2025
- Data e hora: 2 de março, às 21h (de Brasília)
- Local: Dolby Theatre, em Los Angeles
- Transmissão: TV Globo (exceto para o Rio de Janeiro), TNT (TV por assinatura) e Max (streaming)
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.