Gascón acabou com qualquer chance de Oscar após polêmica, diz Villaça

Após a revelação de mensagens antigas, a atriz Karla Sofia Gascón, protagonista do filme de "Emilia Pérez", filme líder de indicações no Oscar 2025, acabou com qualquer chancer dela de ser premiada, opinou o crítico de cinema Pablo Villaça no UOL News, do Canal UOL, nesta quinta-feira (30).

Usuários das redes sociais resgataram publicações de anos atrás, quando a atriz trans teria expressado opiniões polêmicas e preconceituosas. Na ocasião, a atriz chamou o segurança George Floyd —vítima de violência policial nos EUA— de "vigarista viciado em drogas" e ironizou uma família muçulmana, apontando-os como "asco mais profundo para a humanidade". Nos posts, ela também questiona a diversidade do Oscar. Gascón ainda não se manifestou sobre as mensagens.

As falas dela são desastrosas e indicam... como eu falei: acabou hoje a campanha dela. Totalmente. A Gascón não tem mais chances [no Oscar]. Nem precisa ir à cerimônia Pablo Villaça, crítico de cinema

Ao Canal UOL, Villaça —que faz cobertura de Oscar há 30 anos— condenou o conteúdo das mensagens, mas levantou uma possibilidade por trás de sua divulgação.

Agora eu vou falar como uma pessoa que acompanha o Oscar profissionalmente há mais de 30 anos: as campanhas são multimilionárias, os estúdios investem muito dinheiro nisso. E alguns veículos são alimentados de informações por campanhas. Isso é fato, não é paranoia. Todo ano acontece.

E o que está acontece é que, toda hora, desde as indicações vaza uma informação sobre Fernanda Torres e Karla Sofia Gascón. Isso não é interesse de equipe, nem do [filme] Emilia Pérez nem do Ainda Estou Aqui. Pega mal para as duas, porque, cria-se uma impressão de que, 'olha as atrizes de língua não-inglesa estão fazendo um barraco'.

Então, todo o momento em que uma notícia sobre Gascón e a Fernanda é plantada, essa troca de farpas prejudica as duas campanhas e beneficia só a uma pessoa: Demi Moore. Pablo Villaça, crítico de cinema

A nova controvérsia vem logo após Gascón sugerir, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, que a equipe de Fernanda Torres e de "Ainda Estou Aqui" teria articulado ataques contra ela. Gascón e Fernanda disputam a categoria de Melhor Atriz, e Emília Perez é o principal concorrente de Ainda Estou Aqui ao prêmio de Melhor Filme Internacional. Ambos também disputam a estatueta de Melhor Filme.

Bilenky: 'Gleisi reforça estigma de governo gastador'

No UOL News, a colunista Thais Bilenky afirmou que a indicação da deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-SP) a um dos ministérios do governo Lula reforça o estigma de uma gestão gastadora visto pelo mercado financeiro.

Continua após a publicidade

A Gleisi personifica o que o mercado, de modo geral, nem entende como um governo gastador, um governo intervencionista e tal. As posições dela na economia reforçam esse estigma que o mercado coloca no Lula no PT e no governo. Thais Bilenky, colunista do UOL

O presidente teria decidido ao menos uma das mudanças que deve fazer no seu ministério, com a entrada da atual presidente do PT, Gleisi Hoffmann, para a Secretaria-Geral da Presidência no lugar de Márcio Macêdo. O cargo compõe o quarteto dos ministros do Palácio do Planalto, que tem livre acesso ao presidente.

Gleisi é uma das pessoas que tem feito duras críticas a medidas tomadas pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para a contenção de gastos.

Sakamoto: 'Lula evitou sair na mão com mercado financeiro'

No UOL News, o colunista Leonardo Sakamoto avaliou o petista evitou sair na mão com mercado financeiro durante a entrevista coletiva e, com isso, realinha o seu discurso para as eleições de 2026.

Continua após a publicidade

Na minha avaliação, pelo menos até agora o que a gente assistiu, o Lula mudou o tom, evitou brigas com o mercado e deu uma entrevista que não é uma entrevista, digamos, eleitoral, não eleitoreira. Leonardo Sakamoto, colunista do UOL

Esta foi a primeira entrevista do mandatário concedida aos repórteres, no Palácio do Planalto, em Brasília, desde que trocou o comando da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República). O publicitário Sidônio Palmeira assumiu o lugar do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS).

Josias: Lula precisa assumir que Campos Netto é bode expiatório'

No UOL News, Josias observou que Lula também precisa admitir que Roberto Campos Netto, ex-presidente do Banco Central, virou bode expiatório gasto.

O Lula e a cúpula do PT agora atribuem [o aumento da taxa de juros], remanescente na gestão do Gabriel Galípolo [atual presidente do BC] a uma herança da gestão de Campos Neto. Isso não é bem assim. Josias de Souza, colunista do UOL

Continua após a publicidade

Nesta quinta, Lula defendeu Galípolo, indicado por ele ao cargo, após o aumento da taxa básica de juros para 13,25% ao ano na última quarta (29). O presidente era um grande crítico do ex-presidente Roberto Campos Netto e o acusava de boicote por ter sido indicado e ter boa relação com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O aumento da taxa de juros encarece principalmente o crédito e os serviços financeiros. Ou seja, fica mais alto o custo dos empréstimos pessoais e para empresas, dos financiamentos imobiliários e para a compra de veículos.

Assista ao trecho do vídeo abaixo

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.

Continua após a publicidade

Veja a íntegra do programa:

20 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Henrique Pereira

Quer dizer que a premiação é dada pelo passado dos atores, e não pelo presente??!! 

Denunciar

Wilson Roberto Tozzi

Os fãs da Fernanda estão atacando as outras atrizes nas redes sociais. O odioDoBem. 

Denunciar

Marcelo Martinelli Corazza

A canhota caviar enfim pode se tranquilizar, as chances de Fernanda paz e amor aumentam com essa perseguição seletiva 

Denunciar