Morre a cantora e atriz britânica Marianne Faithfull, aos 78 anos
Marianne Faithfull, 78, morreu em Londres, nesta quinta-feira (30).
O que aconteceu
O anúncio foi feito pelo agente da atriz e cantora, sem especificar a causa do óbito. "É com profunda tristeza que anunciamos a morte da cantora, compositora e atriz Marianne Faithfull. Marianne faleceu pacificamente em Londres hoje, na companhia de sua amorosa família. Ela fará muita falta", afirmou o porta-voz, por meio de comunicado enviado à imprensa.
Faithfull ficou conhecida ao namorar Mick Jagger, 81, nos anos 60 e fez grande sucesso como cantora. Singles como "As Tears Go By" e "Come and Stay with Me" ocuparam por longos meses o topo das paradas inglesas e norte-americanas.
No cinema, ela estrelou filmes como "A Garota da Motocicleta" (1968) e "Irina Palm" (2007).
Faithfull ganhou notoriedade por sua voz doce. A artista, no entanto, embarcou em uma jornada autodestrutiva após o término do relacionamento com Mick Jagger, quando se viciou em álcool e heroína. Nos anos 1990, ganhou novamente os holofotes com a gravação Blazing Away, mas logo novos problemas de saúde voltaram a atrapalhar sua carreira.
Marianne Faithfull desenvolveu uma forma grave de covid-19 na pandemia. Ela sobreviveu à doença e se mudou para uma casa de repouso na periferia de Londres. Nos últimos anos sua saúde ficou comprometida após sofrer uma fratura nas costas e desenvolver uma infecção grave nos quadris. Logo depois, foi diagnosticada com artrite.
Anos antes, já havia sobrevivido a um câncer de mama, hepatite, distúrbios alimentares e até uma tentativa de suicídio. Os efeitos da covid-19 ainda acometeram sua memória e os pulmões (especialmente depois de ter sofrido um enfisema em decorrência do cigarro). A causa oficial da morte, porém, ainda não foi divulgada.
Faithfull surgiu em uma época dominada pelo machismo. Ela chegou a afirmar que só não deslanchou na música porque foi injustiçada pelo sexismo daquele
período e jamais conseguiu se afastar do título de ex-namorada de um astro do rock.
12 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Marcelo Carvalheiro Brinholli
David Lynch, Marina Colasanti, agora Marianne Faithful... é muita gente brilhante indo embora ao mesmo tempo.
Shirley Aparecida Valdevino
Lamentável. Além de linda, tinha uma bela voz. *
Roberto Hiramatsu
R.I.P.. Só fiquei conhecendo qdo participou da música " the memory remains".