Topo

Rodrigo Bocardi é demitido da Globo por 'descumprir normas éticas'

Tiago Minervino

Colaboração para Splash, em São Paulo

30/01/2025 20h47Atualizada em 31/01/2025 13h46

A Globo anunciou, nesta quinta-feira (30), a demissão de Rodrigo Bocardi, âncora do Bom Dia São Paulo, por "descumprir normas éticas" do jornalismo da emissora. Procurada, a Globo disse que não dará mais detalhes sobre a demissão do jornalista.

Splash apurou que o desligamento foi mantido em sigilo, e a Redação só soube da demissão do jornalista pela comunicação oficial da Globo à imprensa na noite de hoje.

Leia também:
Folguista de William Bonner, Bocardi foi de office boy a âncora da Globo
Sabina Simonato assume interinamente Bom Dia São Paulo; conheça jornalista

Relacionadas

O que aconteceu

Bocardi foi desligado e não voltará ao comando do Bom Dia SP. Em nota, a Globo não forneceu mais detalhes sobre quais normas foram infringidas pelo jornalista. "Como é de conhecimento de todos, a empresa não comenta decisões de compliance", informou a emissora.

Bocardi já havia deixado a CBN, onde apresentava o Ponto Final CBN, em dezembro de 2024. A decisão foi acordada entre ambas as partes e anterior ao anúncio de quinta-feira (30), afirmou a rádio.

Sabina Simonato assume interinamente o comando do telejornal a partir desta sexta-feira (31). A jornalista está escalada para comandar o Bom Dia Sábado, ao lado de Marcelo Pereira, que estreia neste sábado, dia 1º de fevereiro.

O jornalista Rodrigo Bocardi entrou na Globo em 1999, foi correspondente em Nova York por quatro anos entre 2009 e 2013. Desde maio de 2013, ele apresentava o Bom Dia SP, também com participação direta no Bom Dia Brasil.

Rodrigo também participava de um rodízio de âncoras do Jornal Nacional. A última vez que o jornalista esteve na bancada do principal telejornal da emissora foi no último sábado (25), ao lado de Ana Paula Araújo.

Até o momento, Bocardi não se manifestou sobre sua demissão. Splash tenta contato com o jornalista para pedir posicionamento.

Na Globo, Bocardi ficou conhecido pelo jeito descontraído de apresentar o Bom Dia SP, mas também pelas polêmicas. Ele chegou a ser acusado de racismo por sugerir que um atleta negro entrevistado no jornalístico trabalharia como gandula no Clube Pinheiros.

"Scheuer, o Leonel vai pegar bolinha de tênis lá no Pinheiros?", questionou o apresentador. O rapaz respondeu que era atleta do clube e jogava polo aquático. "Aí sim, eu estava achando que era um dos meus parceiros ali que me ajudam nas partidas. Manda os parabéns para ele", disse Bocardi.

Posteriormente, o apresentador refutou as acusações."Eu pratico tênis no Clube Pinheiros. Os jogadores de tênis não usam uniformes, mas os pegadores/rebatedores, sim: uma camiseta igual a do Leonel, com quem tive o prazer de conversar hoje. [...] Não frequento outras áreas do clube onde outros esportes são praticados. E não sabia que a camiseta era parecida", afirmou.

Relembre trajetória de Bocardi na Globo

Antes de ir para a Globo, Bocardi foi contratado da Band e da extinta TV Manchete. Ele estreou na Globo em 1999 como editor de texto do SPTV - 2º edição, depois foi para o Jornal da Globo.

Bocardi estreou como repórter em 2002 no programa Antena Paulista. Em 2003 ele deixou a Globo para trabalhar na TV pública de Angola, período em que passou por vários países da África. O jornalista retornou para a Globo em 2004 novamente na função de repórter, inclusive do Jornal Nacional.

Em 2009 ele se tornou correspondente da Globo em Nova York. Retornou para o Brasil em 2013, quando assumiu a titularidade do Bom Dia SP. No telejornal, ele imprimiu uma característica mais dinâmica, sem a tom sóbrio de outros telejornais da casa, como o JN.

Desde 2016, Bocardi virou plantonista do JN. No grupo Globo ele também teve passagem pelo SPTV 1 º edição, âncora do Jornal da Globo e comandou programa na Rádio CBN.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado em versão anterior deste texto, Rodrigo Bocardi foi acusado de racismo por confundir um jovem com gandula de tênis do Clube Pinheiros. A informação foi corrigida.