O boato que cercou a morte precoce de Cláudia Magno, a Silvana de 'Tieta'

Cláudia Magno, a Silvana de "Tieta", morreu em 1994 precocemente, aos 34 anos de idade, enquanto gravava outra novela.

O que aconteceu

Cláudia Magno ficou conhecida por sua participação no filme "Menino do Rio" (1982). Depois da grande repercussão do longa de Antônio Calmon, a atriz foi chamada pela Globo para fazer uma participação em "Final Feliz".

Na Globo esteve em "Champagne" e "Fera Radical" antes de interpretar Silvana Pitombo em "Tieta". Após a trama de Aguinaldo Silva, atualmente reprisada, participou de outros projetos da emissora, mas em papéis de menor expressão.

Cláudia Magno compôs o elenco de 'Tieta' como Silvana
Cláudia Magno compôs o elenco de 'Tieta' como Silvana Imagem: Reprodução

A atriz gravava a novela "Sonho Meu" (1993) quando adoeceu gravemente e foi internada. Na trama escrita por Marcílio Moraes, ela vivia a enfermeira Josefina. Na mesma época, Cláudia se preparava para ensaiar um musical ao lado do ator Jonas Bloch.

Internação e coma

Cláudia Magno deu entrada na Clínica São Vicente no Rio de Janeiro no dia 7 de dezembro de 1993. Segundo registros da época, ela apresentava sintomas de pneumonia dupla, que evoluiu para um quadro de infecção respiratória e uma infecção generalizada.

Em 1º de janeiro de 1994 a artista entrou em coma e morreu no dia 5 do mesmo mês, aos 34 anos. A causa da morte divulgada foi insuficiência respiratória aguda, mas surgiram boatos envolvendo a doença enfrentada por ela.

Continua após a publicidade
Cláudia Magno no filme 'Menino do Rio'
Cláudia Magno no filme 'Menino do Rio' Imagem: Reprodução/YouTube/Europa Filmes

Boatos sobre causa da morte

Surgiram suposições de que Cláudia Magno estivesse com Aids, causada pelo HIV. Reportagem da Folha de S.Paulo sobre a morte da atriz expôs que os médicos que a atenderam citaram a possibilidade de ela ser soropositiva.

Morreu a atriz Cláudia Magno, 34, em consequência de uma pneumonia. Os médicos trabalhavam com a hipótese de a atriz ter o vírus da Aids. A família não quis fazer o exame para descobrir se Cláudia era portadora do HIV Matéria da Folha de S.Paulo, em 1994

A família negou veementemente os boatos. "Não é verdade. Cláudia morreu em consequência de uma pneumonia tardiamente diagnosticada", explicou o irmão de Cláudia, Ricardo Magno, ao Jornal do Brasil do dia 6 de janeiro de 1994.

Na época, ela estava trabalhando muito e pensou que fosse consequência da debilitação física. Cláudia sempre se preocupou com o corpo, malhava muito. Três semanas depois, os sintomas se agravaram e recorremos a um pneumologista, que constatou a pneumonia dupla e aconselhou a internação imediata Ricardo Magno, irmão de Cláudia Magno, em 1994

Continua após a publicidade
Família negou que Cláudia Magno tivesse Aids
Família negou que Cláudia Magno tivesse Aids Imagem: Reprodução/Globoplay

Velório teve caixão fechado e presença de colegas de trabalho de Cláudia Magno. Joana Fomm, Françoise Forton (1957-2022) e Yoná Magalhães (1935-2015), atrizes que contracenaram com ela em "Tieta", marcaram presença na despedida.

24 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Fabio Benitez Correa

Hoje apareceria um doente pró-mortalidade e anti-ciência falando de vacina

Denunciar

Ricardo Camilo da Silva

1994 . muito preconceito com o HIV .

Denunciar

Matheus Teodoro da Silva Filho

Muito triste uma pessoa tão jovem partir assim. Que descanse em paz, já faz 30 anos. 

Denunciar