Topo

'Shiunji Family': anime de romance entre irmãos esbanja mau gosto

Anime "The Shiunji Family Children" - Divulgação/Doga Kobo Anime "The Shiunji Family Children" - Divulgação/Doga Kobo
Anime 'The Shiunji Family Children' Imagem: Divulgação/Doga Kobo

Fabio Garcia

14/04/2025 12h00

Para um anime de comédia romântica funcionar é preciso que o público acompanhe e torça para os personagens se pegarem. Só que em 'The Shiunji Family Children', estreia da nova temporada de abril, acontece o completo oposto: estamos rezando para nenhum daqueles personagens se encostarem. Tudo isso graças a uma sinopse um tantinho polêmica.

A família Shiunji é formada por um pai milionário e sete filhos, sendo eles dois rapazes e cinco moças jovens (e, claro, todas sendo clichês de comédias harém: a brava, a esportiva, a tímida). Todos os irmãos têm uma relação super próxima, a ponto de comentarem sobre suas vidas amorosas. Mas tudo muda no dia do aniversário de 15 anos da caçula. O pai revela que todos são adotados, ou seja, que não têm laços de sangue entre si. E aí as coisas começam a ficar estranhas.

Relacionadas

Vai se criando uma situação terrível na mansão dos Shiunji, com trocas de olhares lascivos entre os ex-irmãos de sangue. Uma brincadeirinha aqui, um banho junto ali, tudo vai transformando 'The Shiunji Family Children' num anime no mínimo incômodo. E o pior é que toda essa tensão sexual já existia antes da revelação do patriarca, vide os olhares entre o Arata e sua irmã em um momento de conversa no quarto. Aqueles adolescentes já estavam loucos para se pegar. O que impedia era o laço de sangue.

O anime é baseado no mangá de Reiji Miyajima, também pai da obra 'Namorada de Aluguel'. Curiosamente, muita gente já metia o pau neste mangá sobre um universitário que contrata uma namorada via aplicativo de celular. E o autor parece ter dobrado a meta e entregou uma comédia romântica ainda pior. Pois bem, assista a 'The Shiunji Family Children' por sua conta e risco.

'The Shiunji Family Children'
Onde ver? Não recomendo, mas está na Crunchyroll.

Isso é mesmo bastante desconcertante.

Seiha Shiunji, A personagem de 'The Shiunji Family Children' parece ter a mesma opinião do público do anime

Primeiras Impressões: Estes animes aqui devem bombar

Semana passada fiz as primeiras impressões de um monte de animes da temporada de abril, e ainda faltou coisa. Vamos para mais uma rodada, começando com aqueles animes que com certeza vão chamar a atenção dos otakus.

'Yaiba: Samurai Legend' (Netflix)
Sinopse: Samurai mirim criado na selva é mandado para a cidade grande e lá mostra ser muito habilidoso. Claro, ele terá que salvar o mundo em algum momento.
Primeiras Impressões: Que animação linda! O Wit Studio caprichou e a todo momento ele fazia movimentos fluídos, grandes giradas e cenas de ação com impacto e brilhinho. Atrapalha um pouco para entender o que está rolando, mas é tecnicamente impressionante. O tom está um pouco diferente do mangá original, que é mais lúdico nesse começo, mas promete ser um bom anime de luta.

'Lazarus'(MAX)
Sinopse: Após inventar um remédio que cura qualquer doença, o Dr. Skinner desaparece por um tempo. Três anos depois ele ressurge e conta que quem tomou aquele remédio morrerá em 30 dias, então um grupo intitulado Lazarus se reúne para caçar o estudioso.
Primeiras Impressões: Shinichiro Watanabe em um momento muito inspirado. O diretor de 'Cowboy Bebop' conseguiu criar mais uma série intrigante e com personagens sagazes. Talvez não seja tão parecido quanto a série que o tornou famoso, até porque não temos aqui batalhas em naves espaciais, mas 'Lazarus' tem aquele jeitão de 'Cowboy Bebop: O Filme' que era basicamente ambientada em uma cidade grande. Ótimo anime, pena que não estão deixando ver no idioma original, só com dublagem brasileira ou em inglês.

Primeiras Impressões: Estes animes aqui MERECEM o sucesso

Este bloco é composto por animes que tenho visto pouca gente comentando, mas que são ótimos e merecem uma chancezinha. Confira:

'Detetive da Mesa de Jantar' (Prime Video)
Sinopse: Herdeira riquíssima esconde de todo mundo que trabalha como detetive de polícia. Ela resolve casos com a ajuda de um mordomo que tem um grande prazer em humilhá-la.
Primeiras Impressões: Eu não sabia que eu precisava de uma 'Detetive Conan' milionária até assistir 'Detetive da Mesa de Jantar'. O primeiro caso é um pouco confuso pela quantidade de nomes e relações entre personagens, mas a protagonista é tão carismática que logo embarcamos na história. O destaque é o senso de humor e expressividade dos personagens, uma delícia de acompanhar.

'Anne Shirley' (Crunchyroll)
Sinopse: Um idoso e uma idosa adotam um garoto para que ele ajude nas tarefas da fazenda, mas o orfanato manda por acidente uma garota tagarela e adora os irmãos da terceira idade precisam lidar com ela.
Primeiras Impressões: Artisticamente este anime é lindo. Os cenários parecem uma pintura, e as longas cenas de charrete são deslumbrantes graças ao cuidado dos animadores e da expressividade dos personagens. A protagonista em si é chatona, típica criança imaginativa que estaria estrelando uma novela do SBT, mas mesmo tendo desgostado da querida eu fui conquistado por todo o clima desse anime. Me emocionei e estou louco para acompanhar essa novelona de época com uma criança europeia sofredora (que na verdade é canadense).

Primeiras Impressões: Desculpa aê, gente? mas não funcionou comigo

Nem sempre a gente dá play em algo legal, né? Agora vamos a alguns animes que não me atraíram, mas vai que pega de jeito algum de vocês.

'De Caipira a Mestre Espadachim' (Prime Video)
Sinopse: Quarentão charmoso reencontra vários antigos alunos que ainda são bem aficionados ao antigo professor.
Primeiras Impressões: Achei um anime meio sem graça, e os personagens não mostraram muito carisma para me fazer assistir mais episódios. Acontece. E está dublado já!

'GUILTY GEAR STRIVE: DUAL RULERS' (Crunchyroll)
Sinopse: Um monte de personagem de um jogo de luta famoso se reúne para trocar uma porradaria franca.
Primeiras Impressões: Se eu contar que entendi o que assisti eu estaria mentindo ao caro leitor. Adaptação de jogo de luta é algo perigoso, porque tem muito personagem carismático e há sempre o cuidado de fazer com que eles tenham tempo de tela parecido. Para mim não deu certo, mas talvez funcione para quem já conhece o universo do game (o que não é meu caso).

'Mobile Suit Gundam: GQuuuuuux' (Prime Video)
Sinopse: Duas garotas com forte tensão amorosa (e cujo relacionamento não deve ir para frente por ordens da dona do anime) acabam se metendo num rolê envolvendo um mecanismo roubado e robôs gigantes quebrando tudo.
Primeiras Impressões: Por favor, não atirem pedras em mim! 'Gundam' é sempre aclamado e tem uma base de fãs bem engajada, mas infelizmente não curto muito anime de mecha. Achei muito legal a parte das personagens humanas, mas quando começa os robôs lutando o negócio me perde. O problema sou eu! O anime está lindo e está saindo dublado no dia do lançamento!

Matérias da Semana em Splash UOL

É tipo 'Cowboy Bebop'?
Aqui na newsletter falamos um pouco sobre ?Lazarus?, mas esta semana escrevi uma matéria inteirinha falando sobre esse novo anime. Lá você pode entender um pouquinho da importância do diretor Shinichiro Watanabe, um gênio dos animes. Clique em ?Leia Mais? e confira.

Que bicho é esse Pokémon?
E que tal você testar seus conhecimentos de biologia? A equipe de quiz do UOL lançou este desafio aqui de adivinhar qual animal serviu como inspiração para alguns Pokémon. Te garanto, o desafio é mais difícil do que parece. Clique em ?Leia Mais? e teste seus conhecimentos.

Tarzan mirim com espada
E teve também matéria sobre ?Yaiba: Samurai Legend?, o novo anime de espadinha da Netflix. Contei sobre a importância do autor e como o Japão está promovendo este anime atrelado a outra série bem famosa. Se quiser conhecer mais sobre, clique em ?Leia Mais? e descubra.

Instituto DataOtaku: Quem vencerá o Crunchyroll Anime Awards?

Ontem, dia 14, chegaram ao fim as votações do Crunchyroll Anime Awards, o 'Oscar dos Animes'. Foram muitas categorias para contemplar a maior quantidade das nossas otakices preferidas, mas a mais esperada é a do Anime do Ano. E para descobrir quem deve levar o prêmio, realizamos no nosso canal de transmissão do WhatsApp uma enquete, sem qualquer peso para a votação. Vamos ao resultado:

Incrível como tivemos 6 animes muito competentes disputando, todos ali mereciam alguma coisa, não é verdade? Mas, sem qualquer surpresa, 'Dan Da Dan' disparou e ficou em primeiro lugar nessa amostragem, superando 'Solo Leveling'. A lanterninha ficou com 'Dungeon Meshi' que, embora excelente, não se segurou nesta competição pesada.

Mas o que me chamou a atenção mesmo foi 'Diários de uma Apotecária' ter ficado à frente de 'Frieren e a Jornada para o Além'. A Frieren causou uma comoção quando estreou, mas a farmacêutica Maomao chegou de mansinho e conseguiu conquistar a todos com uma temporada fantástica.

O resultado final será divulgado na cerimônia realizada dia 25 de maio, em Tóquio. E estarei assistindo à transmissão para acompanhar e torcer (principalmente contra 'Solo Leveling'... me desculpem).

Até a próxima semana, otakus!

Link do WhatsApp


Universo dos Animes