Chefe do principal grupo de cibersegurança da Rússia é detido por 'traição'
Moscou, 29 Set 2021 (AFP) - O fundador do Group-IB, o principal grupo de cibersegurança da Rússia, foi detido por "alta traição", uma prisão que afeta esta empresa com reputação internacional e que colabora com o ocidente em um setor muito sensível.
A empresa é especializada na detecção e prevenção de hackeamentos e é "sócia oficial da Interpol e Europol", segundo seu site.
Sua posição no mercado russo é crucial e trabalha em muitos países estrangeiros.
Seu diretor-geral e fundador, Ilia Sachkov, de 35 anos, foi colocado em prisão preventiva até 27 de novembro por ordem do tribunal moscovita de Lefortovski, enquanto os escritórios da empresa eram revistados em Moscou e São Petersburgo, a segunda cidade do país.
O tribunal não deu detalhes das acusações contra o empresário, como costuma ocorrer nos casos de alta traição.
Esses casos se multiplicaram nos últimos anos, à medida que aumentam as tensões com o Ocidente, especialmente contra cientistas e acadêmicos. A Rússia recebe com frequência acusações de tolerar, inclusive de apoiar ou organizar, os hackers que atacam seus adversários geopolíticos.
Segundo uma fonte citada pela agência estatal TASS, Sachkov é acusado de "danificar a reputação e os interesses nacionais da Rússia" e de "cooperar com serviços de inteligência estrangeiros".
A empresa Group-IB, fundada em 2003 e especializada na prevenção de ciberataques e crimes de alta tecnologia, disse estar "convencida da inocência" de seu fundador.
Segundo os analistas, a detenção de Ilia Sachkov, cuja empresa trabalhava com ocidentais, contradiz uma promessa do presidente Vladimir Putin que, em reunião com seu homólogo americano Joe Biden em junho, disse que havia entrado em um acordo para "iniciar consultas sobre cibersegurança".
"Ainda há otimistas que acreditam que o FSB [serviços secretos russos] leva a sério a cooperação internacional nas investigações sobre crimes cibernéticos", afirmou no Twitter um especialista sobre os serviços secretos russos, Andréi Soldatov.
pop/alf/pc/erl/aa
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.