Ivan Reitman, diretor de 'Os Caça-Fantasmas', morre aos 75 anos
Los Angeles, 14 Fev 2022 (AFP) - Ivan Reitman, o influente produtor e diretor de comédias como "Os Caça-Fantasmas" e "Clube dos Cafajestes", que influenciaram uma geração de cinéfilos, morreu aos 75 anos.
"Perdi meu herói. Tudo que eu queria era ter a oportunidade de contar outra história para meu pai", tuitou seu filho, o também diretor Jason Reitman, que tem filmes como "Juno" e o recém-lançado "Ghostbusters: Mais Além" em seu currículo.
"Ivan Reitman é uma lenda. Em Hollywood, ele era maior que a vida. Ele era a realeza da comédia", escreveu Arnold Schwarzenegger, que saltou para as comédias sob a direção de Reitman em produções como "Irmãos Gêmeos" (1988) e "Júnior" (1994).
"Sempre serei grato por ele ter dado a este herói de ação austríaco uma chance em uma comédia em um momento em que os estúdios queriam que eu focasse em encontrar novas maneiras de matar vilões", acrescentou.
Em sua carreira de décadas, Reitman produziu e dirigiu filmes que ajudaram a moldar os talentos de grandes estrelas da comédia, como Bill Murray, que além de "Os Caça-Fantasmas" (1984) também protagonizou seus sucessos "Almôndegas" (1979) e "Recrutas da Pesada" (1981).
Reitman produziu ainda o blockbuster "Clube dos Cafajestes" (1978), que se tornou uma das representações mais amadas e caóticas do sistema de fraternidades e irmandades nos campi universitários americanos.
Mas foi "Os Caça-Fantasmas" que o catapultou em Hollywood, com a história de quatro homens enfrentando monstros de marshmallow e espíritos verdes viscosos na tentativa de salvar Nova York de uma invasão sobrenatural, título que gerou décadas de sequências e novas versões.
Os icônicos uniformes usados por seus personagens continuam sendo uma das fantasias de Halloween mais populares e reconhecidas.
- Comoção -A morte de Reitman provocou uma onda de manifestações e homenagens.
"Esta noite, a senhora com a tocha chora, assim como todos nós na Columbia e os amantes de cinema ao redor do mundo. Ivan Reitman era uma parte inseparável do legado deste estúdio, mas mais do que isso, ele era um amigo", afirmou o CEO da Sony Pictures, Tom Rothman, em um comunicado.
"Estou profundamente triste com a perda de Ivan Reitman. Realmente um grande homem e cineasta que tive a honra e o privilégio de conhecer e trabalhar. Minhas mais profundas condolências a Jason e toda a família", tuitou o ator Ernie Hudson, que interpretou o caça-fantasma Winston Zeddemore nos primeiros filmes e fez uma participação especial no remake de 2016.
Paul Feig, que dirigiu a versão de 2016 com um elenco feminino de Caça-Fantasmas, disse estar "em choque absoluto".
"Tive a honra de trabalhar tão perto com Ivan e sempre foi uma experiência de aprendizado. (...) Todos nós na comédia devemos muito a ele", escreveu.
"Ivan Reitman era da velha guarda no melhor sentido, e gentil. Eu amei trabalhar com ele. É triste que tenha partido, me faz sentir mais velha e como se meus filmes de infância estivessem mais distantes do que nunca. RIP", tuitou a atriz Mindy Kaling.
Reitman nasceu em Komarno, no que atualmente é a Eslováquia, em 27 de outubro de 1946. Seus pais judeus sobreviveram aos nazistas, mas quatro anos depois de seu nascimento fugiram da Tchecoslováquia para escapar do comunismo. Eles estabeleceram residência em Toronto.
"Ele veio de uma família de sobreviventes e transformou seu legado em riso", escreveu no Twitter seu filho Jason. O cineasta deixa também as filhas Catherine e Caroline.
"Obrigado pelas mensagens gentis. Aproveitem seus filmes e lembrem-se de seus talentos para contar histórias. Nada o faria mais feliz."
bur-st/ec/ll/yow/fp/ic/mvv
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.