Robbie Coltrane, o Hagrid de Harry Potter, morre aos 72 anos
O ator britânico Robbie Coltrane, conhecido mundialmente por interpretar o personagem Hagrid nos filmes da saga Harry Potter, morreu aos 72 anos, confirmou sua agente nesta sexta-feira (14).
Robbie Coltrane, cujo verdadeiro nome era Anthony Robert McMillan, morreu nesta sexta-feira no hospital Forth Valley Royal em Larbret, na Escócia, de acordo com sua agente Belinda Wright, que agradeceu ao centro pelo atendimento prestado ao seu cliente.
"Robbie era uma das pessoas mais divertidas que já conheci e, quando éramos crianças, nos fazia rir o tempo todo no set", declarou Daniel Radcliffe, que interpretou Harry Potter no cinema.
"Me sinto incrivelmente sortudo por tê-lo conhecido e muito triste por sua morte", acrescentou.
"Eu nunca conhecerei alguém remotamente parecido com Robbie", tuitou JK Rowling, autora da série Harry Potter. "Ele era um talento incrível, realmente fora de série e eu tive sorte de conhecê-lo, trabalhar com ele e rir alto com ele", escreveu.
Coltrane iniciou sua carreira como ator na televisão e, após vários papéis em séries, participou de dois filmes de James Bond: "007 Contra GoldenEye" e "007 - O Mundo Não é o Bastante".
No conta oficial do agente 007 no Twitter, os produtores da franquia Michael G. Wilson e Barbara Broccoli relembraram de Coltrane como "um ator excepcional cujo talento não tinha limites".
"Sentiremos sua falta como amigo. Descanse em paz, Robbie".
- Inteligente e espirituoso -
Nascido em Rutherglen, perto de Glasgow, Escócia, o ator era adorado por crianças e adultos ao redor do mundo por sua interpretação do personagem Rubeus Hagrid, uma figura metade gigante, metade bruxo, simpática e um tanto desajeitada, que ajuda o jovem bruxo Harry Potter e seus amigos em suas aventuras no escola de bruxaria Hogwarts.
"Além de ser um ator maravilhoso, era inteligente, brilhantemente espirituoso e, depois de 40 anos orgulhosamente me chamando de sua agente, sentirei sua falta", disse Wright.
Coltrane ficou conhecido nos anos 1990 por seu papel como o médico Eddie "Fitz" Fitzgerald, na série policial britânica "Cracker", pela qual venceu prêmios Bafta por três anos consecutivos (1994, 1995 e 1996), recordou sua agente.
mhc/bd/def/aoc/eg/ap/mvv
© Agence France-Presse
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.