Pornhub incentiva ida a museus para ver 'quadros eróticos' e Louvre ameaça processar
As Gallerie degli Uffizi, situadas em Florença, na Itália, estudam abrir uma ação judicial contra o site adulto Pornhub por uso sem autorização de imagens de suas obras de arte.
A medida é reação a uma campanha lançada pelo portal de pornografia chamada "Classic Nudes" ("Nus Clássicos", em tradução livre), na qual convida seus usuários a apreciarem obras "eróticas" nos principais museus do mundo.
A campanha é estrelada pela célebre ex-atriz pornô húngaro-italiana Ilona Staller, a "Cicciolina", e afirma que "algumas das melhores obras eróticas de todos os tempos não estão no Pornhub", mas sim em museus.
O vídeo da ação promocional ainda mostra Cicciolina reproduzindo o quadro "O Nascimento de Vênus", obra-prima de Botticelli que atrai milhões de visitantes todos os anos para os Uffizi, além de usar imagens de dentro do principal museu renascentista do mundo.
Por conta disso, a administração dos Uffizi estuda abrir uma ação contra a MindGeek Holding, empresa de Luxemburgo proprietária do Pornhub, que não teria pedido autorização do museu para usar a obra de Botticelli.
Além da instituição florentina, o site menciona o Museu d'Orsay e o Louvre, de Paris; o Museu do Prado, de Madri; o MET, de Nova York; e a National Gallery, de Londres.
Ao The Daily Best, o Louvre disse esperar "que as obras sejam removidas imediatamente".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.