Topo

Ativistas jogam sopa em mais um quadro de Van Gogh; obra não sofreu danos

Ação dá sequência a uma série de ataques contra obras de arte em museus europeus para protestar contra a crise climática - Wikicommons
Ação dá sequência a uma série de ataques contra obras de arte em museus europeus para protestar contra a crise climática Imagem: Wikicommons

Da ANSA, em Roma

04/11/2022 11h58

Ativistas de um grupo ambientalista lançaram uma sopa de verduras contra um quadro de Vincent Van Gogh em exposição em Roma, capital da Itália.

O incidente ocorreu hoje no Palácio Bonaparte, que recebe desde outubro uma megaexposição dedicada ao pintor holandês, e dá sequência a uma série de ataques contra obras de arte em museus europeus para protestar contra a crise climática.

A ação mirou o quadro "O semeador", que é protegido por um vidro, e foi realizada por ativistas do grupo Última Geração, costela italiana do Extinction Rebellion (Rebelião da Extinção, em tradução literal), movimento internacional que diz lutar contra o colapso do clima e responsável por atos semelhantes em outros países da Europa.

As jovens também colaram suas mãos na parede e gritaram slogans contra o uso do carvão e as mudanças climáticas. "Já esperávamos por isso. Não houve nenhum dano, mas é um gesto inútil", disse à ANSA Iole Siena, presidente da Arthemisa, empresa que organiza a exposição de Van Gogh.

Em julho passado, dois membros do Última Geração já haviam colado as mãos no vidro que protege o quadro "A Primavera", do mestre renascentista Sandro Botticelli, nas Gallerie degli Uffizi, em Florença.