O quadro de Van Gogh que vai a leilão após um século 'escondido'
Uma pintura de Vincent Van Gogh de uma cena em uma rua de Paris foi exposta ao público depois de passar mais de 100 anos a portas fechadas.
O quadro intitulado Street scene in Montmartre (Cena de rua em Montmartre, em português) faz parte da coleção particular de uma família francesa desde que foi pintado em 1887.
A casa de leilões Sotheby's estima que a obra alcançará em torno de 8 milhões de euros (cerca de R$ 54 milhões) quando for vendida em um leilão no próximo mês.
Lucy Williamson, correspondente da BBC em Paris, acredita que esse valor seria uma "pechincha" diante de um trabalho que ela define como "absolutamente incrível".
"Poderia ter sido pintado nesta manhã", disse Lucy. "As cores são muito brilhantes", acrescentou.
A obra será exibida nas casas de leilões da Sotheby's em Paris, Amsterdã e Hong Kong antes de ser vendida.
A pintura pertence a uma série de obras que Van Gogh produziu enquanto estava com seu irmão Theo na capital francesa, entre 1886 e 1887.
No período, a região de Montmartre ainda tinha traços rurais, como mostra o moinho de vento que ocupa um lugar de destaque no quadro, atrás de alguns moradores que aparecem na imagem.
De acordo com a Sotheby's, a pintura já havia sido vista em catálogos, mas nunca esteve exposta ao público.
"O aparecimento de uma obra desse calibre no mercado, e de uma série tão icônica, é, sem dúvida, um acontecimento importante", disse um comunicado da casa de leilões, fundada no Reino Unido.
A famosa igreja do Sacré-Coeur, que agora domina Montmartre, estava em construção na época da visita do artista holandês à "cidade luz".
Van Gogh deixou Paris em 1888 e se mudou para o sul da França. Mais tarde, em 1890, ele se suicidou com um tiro no peito, nas proximidades de Paris.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.