Topo

Rússia multa Snapchat por violar leis locais de armazenamento de dados

28/07/2022 19h26

Moscou, 28 jul (EFE).- A Justiça da Rússia impôs nesta quinta-feira uma multa de 1 milhão de rublos (cerca de US$ 16 mil) à rede social americana Snapchat por não cumprir a legislação local sobre armazenamento de dados.

"Reconheça a culpa da Snap Inc. e imponha uma multa administrativa de 1 milhão de rublos", diz a decisão, citada pela agência de notícias russa "RIA Novosti".

A empresa foi punida por violar a lei que exige o armazenamento de dados pessoais de cidadãos russos no território deste país.

A Justiça russa já sancionou repetidamente outras grandes empresas de tecnologia, como o Google, por se recusarem a cumprir essa exigência legal.

Ao mesmo tempo, de acordo com o regulador de comunicações Roskomnadzor, cerca de 600 representações de empresas estrangeiras concordaram em armazenar os dados dos russos neste país.

A rede social Linkedin foi bloqueada na Rússia em 2016 por não cumprir a legislação sobre coleta e armazenamento de dados e, desde então, está inacessível em território russo. EFE