TikTok aperta o cerco contra lives NPC por 'ações repetitivas'

Usuários relataram que o TikTok está limitando o alcance das famosas lives de NPC na plataforma. As transmissões, que trazem pessoas caracterizadas de personagens de videogame falando frases prontas, viralizou nas redes sociais nas últimas semanas e tem arrastado uma multidão de fãs e haters pela internet.

Como Felca perdeu o controle de piada e 'destruiu' o TikTok com lives NPC

O que aconteceu?

Desde o início de setembro, as lives têm se tornado cada vez mais comuns na rede de vídeos — e alguns produtores de conteúdo têm conseguido monetizar milhões com o público que assiste e paga para que o personagem faça alguma coisa específica na live.

De acordo com alguns usuários, a empresa tem diminuído o alcance dessas lives, ou seja, a distribuição tem sido feita para menos perfis no TikTok. Eles dizem que a empresa estaria tirando esses vídeos da página principal Para Você, principal forma de acesso a conteúdos no app. As lives só seriam encontradas se o usuário já segue o perfil que está transmitindo ou por um link específico.

Conforme os usuários, ao iniciar uma transmissão do tema, o TikTok mostra uma mensagem informando que a visibilidade da live será restrita.

"Sua live não pode ser recomendada e será restrita nos resultados de busca, porque ela pode apresentar conteúdo que envolve ações muito repetitivas, não autênticas ou degradantes para induzir os espectadores a enviarem Presentes. Isso está alinhado com as normas de qualificação do feed Para Você conforme nossas Diretrizes da Comunidade", diz a notificação.

A reportagem entrou em contato com o TikTok, mas a empresa ainda não respondeu sobre o assunto até a publicação deste texto.

Febre nas redes

A sigla NPC vem do mundo dos games e significa "Non Playable Character" ("personagem não jogável", em tradução livre). Isso é, são aqueles personagens de jogos que aparecem durante a história, mas que não são controláveis.

Continua após a publicidade

Eles podem ficar simplesmente parados ou andando, apenas compondo o cenário do game, ou serem mais ativos na narrativa —por exemplo, passando uma missão, dando dicas ou vendendo suprimentos.

Uma característica desses personagens, na grande maioria dos jogos, é a repetição de frases ou gestos várias vezes, especialmente se o jogador não aciona nenhum tipo de comando para o personagem controlado em relação ao NPC.

Nas lives do TikTok, portanto, os criadores de conteúdo imitam esses movimentos repetidos e dizem frases prontas diversas vezes. É como uma extensão de um cosplay — em que os fãs se vestem como seus personagens favoritos —, mas no caso da transmissão ao vivo, especialmente após essa recente popularização, o foco não é tanto a caracterização (com peruca, roupa ou maquiagem, por exemplo), mas, sim, a reprodução deste estereótipo dos jogos.

Deixe seu comentário

Só para assinantes