Conteúdo publicado há 5 meses

Oscar homenageia Mel Brooks e Angela Basset com prêmios especiais

O diretor Mel Brooks, 97, ganhou na terça passada (9) um Oscar em homenagem à sua carreira, mais de meio século depois de ter recebido sua única estatueta, por "Os Produtores". A atriz Angela Basset também foi homenageada.

Durante a cerimônia, Brooks brincou dizendo que tinha remorso sobre o que aconteceu com sua estatueta anterior, por melhor roteiro original. "Sinto muito a sua falta. Nunca deveria tê-la vendido", disse. "Esta não venderei, juro por Deus."

Um dos mestres da comédia em Hollywood, Brooks é um dos poucos artistas que ganharam os quatro maiores prêmios da indústria — Emmy, Grammy, Oscar e Tony (EGOT). Além de "Os Produtores" (1967), no qual ridiculariza Hitler ao imaginar um musical em sua homenagem, alguns de seus filmes mais conhecidos são "Banzé no Oeste" (1974), "O Jovem Frankenstein" (1974) e "Alta Ansiedade" (1977).

A estatueta foi entregue durante o Governor's Awards, organizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que a cada ano homenageia veteranos da indústria cinematográfica.

Angela Bassett, 64, indicada duas vezes ao Oscar e conhecida por encarnar Tina Turner em "Tina - A Verdadeira História de Tina Turner" (1993), também recebeu um Oscar honorário.

Em seu discurso, ela homenageou outras artistas negras, como Cicely Tyson e e Hattie McDaniel, que ganhou o Oscar por "E o Vento Levou", em 1940. Meio século depois, outra atriz afro-americana, Whoopi Goldberg, conquistou um Oscar. "Meu desejo é que deixemos esta indústria mais rica, vanguardista e inclusiva do que quando a encontramos", disse Bassett.

A produtora americana Michelle Satter, fundadora e diretora dos programas artísticos do Instituto Sundance, foi outra das premiadas da noite: ela recebeu o Prêmio Humanitário Jean Hersholt. Satter liderou os programas artísticos do Sundance Institute por mais de 40 anos, ajudando muitos cineastas nos estágios iniciais de suas carreiras — entre os nomes que passaram pela instituição estão Paul Thomas Anderson e Ryan Coogler. A editora Carol Littleton fechou a lista de homenageados.

Conquistas

O evento anual é organizado pelo Conselho de diretores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para reconhecer as contribuições para a indústria e as conquistas de uma vida dedicada a ela.

Continua após a publicidade

Anteriormente, a cerimônia fazia parte da transmissão do Oscar, mas mudou para um evento em separado em 2009, para que mais personalidades pudessem ser premiadas e falar sem restrições de tempo nos discursos. A noite produziu risos e lágrimas, nos momentos de premiação aos homenageados e durante a lembrança de perdas recentes do meio artístico.

Matthew Broderick e Nathan Lane fizeram serenata para Brooks com um medley, convidando a multidão a participar de Springtime for Hitler. Em outro momento, Regina King brindou sua parceira em Boyz'N the Hood por ser "excelência na forma humana". Glenn Close agradeceu a Littleton por fazê-la parecer uma "dançarina muito boa" em The Big Chill.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Deixe seu comentário

Só para assinantes