TVs gastaram quase US$ 100 milhões com medição de audiência da GfK
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Email inválido
Para viabilizar a entrada de uma nova empresa que meça a audiência e o público de seus programas (e anúncios), três das principais emissoras de TV do país estão investindo cerca de US$ 100 milhões.
São quase R$ 400 milhões que devem ser gastos neste e nos próximos anos por Record, SBT e RedeTV!, as emissoras que decidiram "pagar pra ver" uma nova empresa mensurando seus índices de audiência.
Terceira tentativa
Embora seja a a primeira vez que o Ibope terá um concorrente instalado de fato, não é a primeira vez que alguém tenta obter uma "segunda opinião" sobre a audiência da TV brasileira.
Entre o final dos anos 80 e início dos anos 90, Silvio Santos também andou desconfiado sobre os dados do Ibope. O empresário tentou bancar sozinho a entrada de uma nova empresa no país, a Nielsen, mas acabou desistindo por excesso de custos.
Doze anos atrás, Silvio teria feito outra tentativa, ao criar o Datanexus para concorrer com o Ibope. A empreitada custou,à ocasião, cerca de R$ 4 milhões e durou menos de um ano.
Quando surgiu a perspectiva de o GfK entrar no país, o dono do SBT foi um dos primeiros a dar seu apoio. Afinal, essa é a sua terceira tentativa de ter uma outra opinião sobre o público de sua própria emissora.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.