Topo

Após fuga de 1 mi de assinantes, TV paga para de perder clientes em 2016

Base de assinantes da TV paga está estagnado em 2016 - Shutterstock
Base de assinantes da TV paga está estagnado em 2016 Imagem: Shutterstock

15/08/2016 16h03Atualizada em 15/08/2016 16h08

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Após perder cerca de 1,1 milhão de assinantes no período que vai de novembro de 2014 a dezembro de 2015, o setor de TV por assinatura recebeu uma boa e uma má notícia no fim de semana, de acordo com dados divulgados pela  Anatel referentes ao mês de junho.

A boa notícia: pode-se cravar que o setor finalmente parou de perder assinantes.

A má notícia: com 18,9 milhões de assinantes, a base do setor não cresce desde fevereiro.

Segundo dados da Anatel, as duas maiores operadoras do país, Net-Claro e Sky, perderam clientes nos últimos 12 meses. Já a operadora Oi, teve aumento de 2,1% em sua carteira de clientes.

Para a ABTA (Associação Brasileira de TV por Assinatura), um dos principais vilões da queda entre 2014 e o ano passado foi a crise econômica. Outro motivo, porém, certamente é o “boom” dos serviços de streaming, como o Netflix.

Segundo esta coluna informou em julho, 1 em cada 10 pessoas que assinam o Netflix cancelam definitivamente seu serviço de TV paga.

A ABTA aposta em uma retomada progressiva na base de assinantes nos próximos meses.