Topo

GfK, rival do Ibope, começa a medir audiência nacional de TVs em tempo real

Imagem exclusiva da nova tela da GfK que mede audiência nacional em tempo real  - Reprodução/GfK
Imagem exclusiva da nova tela da GfK que mede audiência nacional em tempo real Imagem: Reprodução/GfK

06/09/2016 10h08Atualizada em 06/09/2016 18h18

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A empresa alemã GfK, que concorre com a Kantar Ibope, estreou esta semana um serviço inédito para seus clientes: pela primeira vez uma empresa está medindo audiência de TVs simultaneamente e em tempo real em todo o país.

Ou seja, agora as emissoras (clientes da GfK) e seus funcionários podem acompanhar o público de cada programa nas principais regiões metropolitanas minuto a minuto.

O que a GfK começou a fazer, porém, é medir todas as 15 maiores regiões metropolitanas do país ao mesmo tempo e em tempo real.

Segundo as primeiras medições, a GfK está obtendo números que apresentam quase nenhuma variação entre dados em tempo real e dados consolidados.

A GfK chegou ao Brasil cerca de dois anos atrás com a intenção de acabar com o monopólio da Kantar Ibope na medição de audiência de emissoras de TV abertas e pagas.

Segundo dados exclusivos obtidos pela coluna, em alguns horários a diferença entre os números medidos pelo Ibope e pela GfK chegam a variar até 50%.

IBOPE

Por meio de sua assessoria, a Kantar Ibope informou na tarde desta terça-feira que também está efetuando medições no Painel Nacional de Televisão em tempo real.

twitter: @feltrinoficial