Igrejas pressionam TVs abertas para que reduzam aluguel de horários
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
As principais igrejas evangélicas que compram horário em emissoras abertas estão se unindo em torno de um projeto em comum para 2017: reduzir o preço do “aluguel” que as emissoras cobram pela venda de horários na grade.
Um grupo de representantes de congregações evangélicas se reuniu dias atrás em São Paulo, tentando fechar questão: querem pagar menos às TVs.
O argumento do grupo, que inclui Igreja Universal, da Graça, Mundial, Vitória em Cristo e Assembleia de Deus, entre outras --maiores compradoras de espaço em TVs abertas UHF e VHF-- é que, com a crise econômica nos últimos anos, os fiéis começaram a sumir dos templos, e, com eles, a principal fonte de pagamento às TVs: o dízimo.
Não há números oficiais porque as emissoras não revelam, mas estima-se que a venda de horários para igrejas movimenta algo em torno de R$ 600 milhões anuais --só na TV aberta.
A Universal por exemplo, gasta somente com compra de horários em outras emissoras (que não as próprias) algo entre R$ 60 e R$ 80 milhões por ano. Ela está presente no canal 21, na Gazeta e na RedeTV! (além da Record, claro).
A Internacional da Graça, do pastor R.R.Soares, gasta só com a Band, por ano, segundo estimativas do mercado (já que o assunto é sigiloso) entre R$ 25 milhões e R$ 30 milhões.
No caso de Universal, a ideia de reduzir custos, segundo esta coluna apurou, vale até para a “irmã” RecordTV, de quem ela compra todas as madrugadas.
A cúpula da Universal quer reduzir os valores, que neste ano vai passar de R$ 500 milhões. A igreja está hoje focada em outras grandes obras, como a construção de um novo e rico templo de Salomão, agora em Brasília.
A crise fez com que congregações como a Vitória em Cristo, de Malafaia, perdessem horários por causa dos altos custos. Malafaia chegou a anunciar a saída da RedeTV! meses atrás, mas, após uma renegociação (e redução de valor), retornou.
A Igreja Mundial, de Valdemiro Santiago, também tem feito um grande esforço para retornar à TV aberta, mas, naquelas emissoras dispostas a negociar, o pastor tem esbarrado nos preços.
SOB A NÉVOA DA LEI
A legislação brasileira é nebulosa a respeito da venda de grade de programação de TVs para terceiros. No caso das igrejas há um argumento “extra”: o de que, afinal, são entidades sem fins lucrativos (lei é lei).
Para manter o atual status quo, digamos, “nebuloso”, há uma combinação nacional de interesses:
1) bancadas evangélicas no Congresso que defendem seu quintal muito acima do dos demais;
2) TVs endividadas precisando urgentemente de dinheiro líquido;
3) Desinteresse do Ministério das Comunicações, da Anatel e do próprio governo central de comandar uma regulamentação definitiva do assunto.
Por outro lado é importante incluir que boa parte da falta de dinheiro de emissoras como Band, RedeTV!, Record se deve ao fato de a nata do mercado publicitário brasileiro investir a maioria absoluta de suas verbas na Globo --na TV aberta-- e na Globosat na TV fechada.
Algumas dessas TVs, caso perdessem hoje a receita da venda de horários a igrejas, certamente poderiam quebrar, com repercussões previsíveis como demissões em massa, para ficar na mais importante.
Por fim, é justamente por saberem de sua atual importância nas receitas das TVs abertas que as igrejas querem agora descontos no que pagam.
twitter - @feltrinoficial
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.