Perto do fim da TV analógica, 423 mil casas de SP ainda não têm kit digital
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Faltam apenas 11 dias para o desligamento definitivo do sinal analógico na Grande SP, o que dará início à era 100% digital na região. A “morte” analógica ocorre no próximo dia 29.
Dados exclusivos do acompanhamento do processo, obtidos pela coluna junto a fontes do mercado, mostram que até o momento cerca de 6% dos domicílios na Grande São Paulo estão totalmente despreparados para a mudança --ou seja, ainda não têm o kit digital.
Isso representa 423,3 mil domicílios, que somam --de acordo com a métrica do Ibope-- cerca de 1,4 milhão de habitantes fora da era digital.
No universo pesquisado, 75% das residências da Grande SP estão totalmente preparadas; 20% estão parcialmente prontas (são casas que têm mais de um aparelho de TV, e ao menos um deles já está convertido para o sinal digital, mas os demais, não).
Em janeiro, cerca de 88% da população já estavam cientes do desligamento, segundo pesquisa do Ibope.
Apesar disso, os números do desligamento em São Paulo estão bem melhores que Brasília, a primeira praça a ter encerrado o sinal, em novembro do ano passado.
Para comparação: na região de Brasília, a duas semanas da “morte analógica”, a porcentagem de residências despreparadas era de 14%, enquanto que em São Paulo era 10% ( e agora já caiu para 6%)
A comissão que inclui governo, operadoras e TVs abertas considera que, com a campanha maciça de divulgação, o índice de casas em SP que ficará sem sinal digital após dia 29 será “ínfimo”.
Procurado, o Ibope disse que não poderia comentar os dados por razões de confidencialidade com os clientes (as TVs e operadoras).
Twitter e Facebook: @feltrinoficial
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.