TVs abertas caem, mas já recuperam ibope após corte de sinais da TV paga
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A má notícia já foi antecipada nesta coluna dias atrás: com o corte dos sinais digitais das maiores operadoras na Grande São Paulo, as TVs Record, SBT e RedeTV! desabaram no ibope em abril, na comparação com o mês anterior.
A boa notícia: essa perda já está se revertendo em várias faixas horárias e já é até 50% menor hoje do que nos primeiros dias após o “apagão”.
Ou seja, isso indica que o público dessas três emissoras está dando um jeito de voltar a vê-las (seja pela antena do prédio ou pela compra de caixinhas digitais etc.).
Para rememorar: SBT, Record e RedeTV!, por meio da empresa Simba, brigaram com as operadoras porque reivindicam ser remuneradas pela cessão de seus sinais. As operadoras, obviamente, se recusam a pagar por sinais que sempre distribuíram gratuitamente.
Com o impasse, o sinal das três foi cortado de Net e Sky em 29 de março. A audiência de todas caiu, como esta coluna já havia antecipado que ocorreria em 22 de março.
Na Grande São Paulo, na média mensal, Record, SBT e RedeTV! fecharão abril com cerca de 20% menos audiência (média 24 horas, na comparação com março pré-apagão).
Em uma outra comparação, porém, os dados melhoraram para os canais da Simba: na primeira terça-feira após o corte do sinal, a Record perdeu 35% de audiência. Na terça-feira desta semana, no entanto, essa queda era de 17% (24 horas).
Nas novelas em horário nobre, por exemplo, a Record está registrando hoje apenas 10% a menos do que dava antes do corte do sinal nas operadoras.
O SBT também se recupera de forma rápida: da perda de 20% de público na primeira terça-feira pós-apagão, a queda anteontem foi de apenas 4%.
A coluna escolheu uma terça-feira por ser um dia “neutro” e comum para as emissoras nos dois meses comparados.
O que é curioso é que, com a saída de Record, SBT e RedeTV!, os demais canais abertos também não tiveram ganho muito expressivo.
Vá lá, a Band até cresceu cerca de 10% (passou de 1,9 ponto para 2,1); e a Globo também oscilou positivamente, de 13,3 em março para 13,6 pontos (cada ponto na Grande SP) vale por 70,5 mil domicílios).
Mas é muito pouco diante do impacto da saída de três concorrentes abertos.
TV PAGA GANHA
Quem mais ganhou em abril foi a TV por assinatura. A audiência dos canais exclusivamente pagos cresceu na média mês cerca de 15%.
Porém, novamente comparando a primeira terça pós-corte com a última terça, esse crescimento nas 24 horas do dia está na casa de apenas 6%.
Em outras palavras, isso indica que num primeiro momento o assinante que perdeu os canais abertos migrou para os pagos. Só que tudo indica agora ele está indo embora de lá também e migrando para outro lazer.
@feltrinoficial
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.