Nº de assinantes da TV paga em São Paulo "volta" a setembro de 2013
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Dados de assinantes de TV paga divulgados pela Anatel mostram que abril fechou com 18,76 milhões de pontos no país. Foram 171 mil assinantes a menos que em março (18,93 milhões, ou cerca 1% a menos).
Em abril do ano passado havia 18,908 milhões que estavam listados. Os números apontam que o setor passa, no mínimo, como boa parte da economia nacional, por um longo período de estagnação. E até de queda, se recuarmos para 2014 (leia mais abaixo).
SÃO PAULO
Na cidade de São Paulo, a TV paga encerrou abril com 2,397 milhões de assinantes, contra 2,419 milhões em março (perda de cerca de 22.400 assinantes ou cerca de 1% da base de assinantes, o que está dentro da margem habitual).
Embora não seja um percentual alto, o número de abril na cidade é o menor da TV por assinatura desde setembro de 2013, quando havia 2.377 milhões de assinantes. Ou seja, quase quatro anos com a mesma base.
PORÉM...
Também vale lembrar que, em março, as maiores operadoras de TV por assinatura em São Paulo perderam três canais abertos: Record, SBT e RedeTV!, representados pela joint-venture Simba. Mas não é de possível de forma alguma relacionar os números da TV paga de abril à saída desses canais.
Procurada pela coluna, a Associação Brasileira de TVs por Assinatura (ABTA) disse, por meio de sua assessoria, que "o desempenho de setor reflete a crise econômica do país”.
Desde o final de 2014 o setor perdeu cerca de 1 milhão de assinantes no país.
No entanto, conforme esta coluna informou no dia 6, nos últimos sete anos o tempo de consumo de TV por assinatura no Brasil cresceu 50%.
Ou seja, o número de assinantes pode não estar crescendo, e até caindo, mas o tempo que aqueles que ainda têm TV paga ficam diante dos canais exclusivos é maior.
@feltrinoficial
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