Análise: Presença de youtubers é o ponto baixo do Multishow no Rock in Rio
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Canal pioneiro da Globosat na TV por assinatura brasileira, o Multishow tem um amplo espectro de sua programação dedicado às músicas nacional e estrangeira.
Há grande ênfase ao que está em evidência, ao que é modinha, é verdade; mas também há espaço aos flashbacks e alguns outros estilos, inclusive música estrangeira legendada (TVZ), que é algo raríssimo e interessante.
Além da MTV --que cada vez mais se afasta da música em direção aos reality shows de comportamento (idiota, diga-se)--, é inegável que o Multishow e o Bis (ambos Globosat) são dois lugares que se dedicam de forma honesta a levar música e cultura musical popular aos telespectadores.
Por isso chama a atenção a forma descuidada e, principalmente, a pobreza de alguns convidados "youtubers" do Multishow para acompanhar a cobertura do Rock in Rio este ano na TV e na internet.
Imagino o que ocorreu.
No possível afã de atrair “a galerinha da internet” (que cada vez menos vê TV e cada vez mais se filma no smartphone), o canal escalou uma leva de youtubers para fazer gracejos, sandices e despejar palavrões gratuitos, especialmente na cobertura online.
A verdade é que, com raríssimas exceções (como PC Siqueira), a maioria dos chamados youtubers não traz e nem trouxe uma única informação relevante sobre artistas ou sobre música, muito menos sobre os shows do RiR.
Nem mesmo sobre o público. Quando abriram a boca, de lá saiu quase sempre algo inútil. Nem mesmo alguma coisa decorada de Wikipedia.
Um dos motivos óbvios é a óbvia falta de estofo musical desses jovens convidados do canal.
Nem vale a pena citar nomes para não parecer algo pessoal. Porque o conjunto da "obra youtuber" mesmo é que foi desolador e desnecessário no canal.
O mais curioso é que, no caso dos repórteres oficiais do Multishow, a situação foi totalmente inversa. O canal escalou gente com carisma e experiente.
Bruno de Lucca e Laura Vicente, por exemplo, não decepcionaram, e souberam divertir como repórteres (gonzos) nos dias do festival.
A experiente Didi Wagner também foi muito bem, com ótimas entrevistas --como não poderia deixar de ser. Assim como Jimmy London e João Gordo
Claro, o Multishow pode se gabar de estar batendo recordes de audiência por causa do evento em si. Recordes de TV paga, bem entendido (leia-se: menos de 1 ponto de média)
Mas podia tranquilamente ter deixado de lado essa "galerinha youtuber" insossa.
Você concorda? Discorda? Cadastre-se e deixe sua opinião abaixo no sistema de comentários do UOL.
Leia mais
Acompanhe a cobertura completa do Rock in Rio no UOL
Red Hot e 30 Seconds: os shows imperdíveis no adeus do RiR
Colunista no Twitter, no Facebook ou no site Ooops!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.