Anatel: TV paga perde quase 3,3 milhões de assinantes em 5 anos
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Uma das mídias mais afetadas pelas mudanças digitais da última década, a TV paga continua a perder assinantes de forma constante no Brasil. É uma tendência óbvia, segundo dados da Anatel compílados pela coluna.
Os dados mais recentes da agência apontam que a TV por assinatura fechou junho com 16,7 milhões de pontos pagantes no Brasil, uma queda de cerca de 3,3 milhões desde 2014, quando beirou os 20 milhões de clientes.
É a primeira vez que o número de assinantes fica abaixo de 17 milhões.
Segundo a Anatel esses 16,7 milhões de domicílios representam uma perda de 1,23 milhão de assinantes nos últimos 12 meses.
Praticamente 50% desses assinantes recebem o serviço pela Claro-Net (49,2% do mercado); seguido pela Sky (4,99 milhões, ou 29,9% do mercado); Oi (1,58 milhões e 9,48%) e Vivo, a quarta colocada agora, com 1,46 milhão de assinantes e 8,74% do universo de pagantes).
Com exceção da Oi, que apresentou um crescimento pífio de 1,77% em 12 meses, todas as outras operadoras perderam parte de sua base de assinantes.
São vários os motivos costumeiramente listados para essa decadência: novas mídias ofertadas (como internet, as redes sociais e o streaming), crise econômica, desemprego, o valor dos pacotes e, claro, a pirataria, que já alcança mais de 3 milhões de domicílios no país e causa bilhões de prejuízo.
Apesar dessa perda, alguns setores da TV paga continuam altamente lucrativos, como as assinaturas PPV de esportes e canais adultos --que somam cerca de 400 mil assinantes fixos no país.
Apesar da perda de assinantes, a TV paga no Brasil vê seu tempo de consumo crescer, como informou com exclusividade o colunista Maurício Stycer, do UOL, no último dia 31 de julho.
Também é importante lembrar que, para os anunciantes, a TV paga continua a ter grande importância dado que seu público --teoricamente-- tem maior poder aquisitivo.
Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook e site Ooops
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.